O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ailton Teles, e o novo delegado seccional de Petrolina, Magno Neves, reuniram-se ontem (8) para traçarem estratégias com vistas a alcançar, em 2013, a meta de 12% estabelecida no programa “Pacto pela Vida”, do Governo de Pernambuco, para reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Área Integrada de Segurança (AIS 26) – da qual a cidade faz parte.
Entre as prioridades estão as ações contra casos de ameaças que possam a se transformar em homicídios e o reforço na Operação Malhas da Lei, que visa a capturar elementos os quais tenham mandados de prisão.
Segundo a assessoria da Polícia, além disso serão intensificadas as operações ordinárias já em andamento. Também foi trazida à pauta a situação da reforma das instalações da AIS 26. Segundo o engenheiro da obra, o cronograma está em atraso por conta da falta de alguns itens no projeto, mas a situação está sendo resolvida através de termos aditivos.
Redução
Em 2012, a AIS-26 alcançou uma redução nos índices de CVLI na ordem de 16,5%, superando a meta dos 12% estabelecida pelo programa de governo “Pacto pela Vida”. A expectativa para 2013 é reduzir ainda mais este índice, daí a importância da reunião entre as Polícias Militar e Civil discutirem ações integradas de combate à criminalidade.
A prioridade seria o combate aos constantes arrombamentos em residências, ninguém suporta mais a falta de segurança nessa área. Furtam pequenos aparelhos como: celulares, notebook, tablete para trocarem por drogas. Tem que investigar quem tá receptando os produtos dos furtos.