Uma reunião na manhã de hoje (14), na Casa dos Conselhos de Juazeiro (BA), entre representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e o diretor da Companhia de Trânsito e Transporte (CSTT), Damião Medrado, propôs ajustes e parcerias entre as instituições.
Demandas encaminhadas à CSTT, como acessibilidade, passe livre e cobertura na parada de ônibus do Residencial São Francisco, foram reconhecidas como necessárias. Mas as providências, segundo Medrado, estão sendo tomadas. A renovação do Passe Livre já deve acontecer na primeira semana de março, bem como a cobertura para o Residencial São Francisco.
Segundo Emanuela Mariano, presidente do CMPD, dos 32 ônibus da frota apenas 14 são adaptados para cadeirantes, e há bairros servidos com apenas três carros, sendo somente um para cadeirantes. Mesmo assim, quando quebra, ela conta que o bairro fica desassistido. Ainda com relação à acessibilidade, Emanuela disse que os motoristas e cobradores devem receber treinamento para facilitar o acesso do cadeirante.
Damião Medrado disse que está em fase de conclusão um convênio entre Sesc/Senac para capacitação e treinamento de todos os motoristas de transporte coletivo, taxistas, mototaxistas e o certificado do curso será exigido na renovação do alvará. Os agentes de trânsito foram os primeiros a receber esse treinamento. Sobre transporte, o diretor da CSTT declarou que a partir do dia 1º de março será instalado um sistema de monitoramento (GPS) em todos os ônibus, desde a saída dos bairros até o Centro da cidade, com investimento do munícipio nas vias de acesso. Também participaram da reunião a vice-presidente da entidade, Maria Quitéria Lima Araújo; o representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Zewilson Batista da Silva; e a equipe da Casa dos Conselhos. (Fonte/foto: Ascom PMJ)