Representantes do Governo Federal e de diversos movimentos sociais do Nordeste se reuniram hoje (27) para discutir demandas ligadas à reforma agrária e ao semiárido. A audiência popular aconteceu na sede da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Juazeiro, e contou com a participação de mais de mil pessoas.
Integrantes de diversos Movimentos – de Pequenos Agricultores (MPA), dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e dos Atingidos por Barragens (MAB) – além das Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, da Articulação do Semiárido (ASA), de movimentos urbanos, ONGs, sindicatos e pastorais apresentaram a pauta central da audiência: a criação de política específica para a região, reforma agrária, estruturação das comunidades camponesas e soberania alimentar na construção de um programa nacional de conservação e uso da biodiversidade, considerando a particularidade da região semiárida.
Representando o Governo Federal, estiveram presentes Gilberto Carvalho (secretário geral da Presidência da República), Ivan Lacerda (secretário Nacional de Irrigação), Elmo Vaz (presidente da Codevasf), Érica Borges (vice-presidente do Incra), além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Assembleia Legislativa da Bahia, prefeitos e vereadores. Nenhum dos ministros anteriormente divulgados veio para o evento.
Gilberto Carvalho citou alguns compromissos firmados em nome da presidente Dilma Rousseff. Um deles é a mudança do modelo de produção adotado nos perímetros irrigados. Os demais foram uma maior atenção ao assentamento de famílias do MST em Juazeiro e Sobradinho, a retomada do projeto do Canal da Batateira, a concretização do programa ‘Luz para Todos’ em todas as comunidades até o final do governo e reserva de área para produção de sementes nativas na região. (Fonte/foto: Ascom MPA)