O quinto Fórum de Gestão Estratégica do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reuniu mais de 250 pessoas no município de Salgueiro, Sertão do Estado, na manhã desta quinta-feira (25). Os participantes do encontro representam a população das circunscrições de Salgueiro, Petrolina, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, que congregam 37 municípios. A ideia dos Fóruns é que a sociedade civil possa opinar e eleger as prioridades nas ações a serem desenvolvidas pelo MPPE.
O público presente foi dividido em oito grupos: Defesa da Educação; Pessoa Idosa e Deficientes; Saúde e Consumidor; Infância e Juventude; Meio Ambiente; Combate à Criminalidade e Segurança Pública; Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal; e Direitos Humanos. Cada grupo opinou qual o melhor e o pior serviço do MPPE na região, qual área deve ser priorizada e quais as sugestões para melhorar a atuação da instituição.
Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, destacou que esta foi a reunião com o maior número de cidadãos presentes. “O Ministério Público resolveu inovar e vocês irão dizer que nunca viram uma reunião dessa forma. O que está acontecendo aqui hoje é o Ministério Público social. Este é o MP que a sociedade quer, ainda mais próximo do cidadão”, destacou. Para o procurador-geral, esta é a oportunidade de transformar as ações do MPPE em benefícios diretos para a população.
Foram realizados encontros no Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Gravatá. Na sexta-feira (26) será realizada a última reunião, no município de Garanhuns, envolvendo as circunscrições da cidade, Palmares e Arcoverde. (Fonte: Ascom MPPE)