Representantes dos produtores dos distritos irrigados de Maniçoba, Curaçá, Mandacaru, União dos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Upropic), dos produtores de Tourão e Instituto da Fruta/VSF discutiram a questão da crise hídrica do Lago de Sobradinho em audiência pública realizada ontem (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O encontro foi proposto pelo deputado estadual Zó (PCdoB) e contou com a presença do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) e dos técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Jorge Luiz e Petrônio Campos.
Durante o encontro, foi abordada a situação das cidades que dependem diretamente do Lago de Sobradinho e dos produtores de frutas da região. Hoje, o Vale do São Francisco é responsável pela produção de 90% de uva e manga para exportação, atividade que coloca a região como uma das maiores geradoras de emprego do estado.
De acordo com os técnicos da Codevasf, Jorge Luiz e Petrônio Campos, apesar do Vale do São Francisco apresentar números positivos na produção e na geração de emprego e renda, a região precisa modernizar o sistema de irrigação dos perímetros. “O lago de Sobradinho encontra-se com apenas 18% de sua capacidade. A aquisição de bombas flutuantes para as estações de bombeamento e a realização de obras estruturantes nos canais que permitem plena captação do sistema, são algumas das solicitações dos produtores. Estas ações podem ajudar a melhorar a situação”, ressaltou Petrônio.
Para o vice-presidente do Instituto da Fruta, Josival Barbosa, a situação é crítica, podendo acarretar em uma onda desemprego na região, caso nenhuma medida seja tomada. “Apesar do problema da crise de água existir há alguns anos, esta foi a primeira vez que o nossa situação se tornou pauta em um audiência na ALBA. Através do deputado Zó, que é técnico agrícola e conhece a região, todos os encaminhamentos decididos atenderam as expectativas”, afirmou Josival.
“Esta audiência não será a última, afinal a luta é de todos. O valor da agricultura irrigada e a quantidade de emprego e renda gerada na região do Sertão do São Francisco merece um olhar mais especial”, afirmou Zó.
Encaminhamentos
No final da audiência, algumas decisões foram tomadas. Na próxima semana, a Comissão de Agricultura da Alba, os produtores e o presidente da Codevasf irão ao Ministério da Integração Nacional em Brasília. Ainda ficou acertada uma visita de membros da comissão, acompanhados de técnicos, à região do Vale do São Francisco. (foto: Samuel Bezerra/divulgação)
Não vamos deixa para agir, só depois que acontecer o pior.( tamos juntos)