Representantes de 15 municípios pernambucanos estiveram na manhã de hoje (8) em Petrolina para uma audiência pública que abordou a educação de indígenas e quilombolas no estado, encerrada agora à tarde.
O debate foi proposto por meio de requerimento apresentado pela vereadora Cristina Costa. Na oportunidade os participantes cobraram do Poder Público, entre outras coisas, os mesmos direitos à educação e saúde que os demais brasileiros.
Também foi destacado que o povo indígena é colocado pelas grandes potências do mundo como um dos agentes fundamentais em questões ligadas ao meio ambiente na atualidade.
O evento foi prestigiado por autoridades e lideranças políticas do estado. Compareceram à audiência a deputada estadual Isabel Cristina; a procuradora federal Ana Fabíola Ferreira; Issô Truká (representante da Comissão de Educação Indígena de Pernambuco); Edriene Barbosa (Núcleo de Educação Quilombola de Pernambuco); o presidente da Câmara de Vereadores de Inajá, Adésio Lima, e o vereador Edson Nunes; a gestora da 9ª GRE de Limoeiro, Edjane Ribeiro Santos; além de secretários municipais da área, Maria Luciete (Carnaubeira da Penha), Maria Eliete Nunes (Cabrobó), Maria Odete Bezerra (Santa Maria da Boa Vista) e Shirleide Maria Gomes (Inajá).