A vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho, no norte da Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe, será mantida em 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) pelo menos até o dia 30 de setembro. A resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) com a decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (30.06) do Diário Oficial da União. Desde meados de 2013, a agência federal atende aos pedidos apresentados pelo sistema elétrico para a bacia do rio São Francisco. Com isso, a vazão vem sendo reduzida gradativamente, de 1.300 m³/s para o patamar atual.
A justificativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é que a bacia hidrográfica enfrenta condições hidrológicas adversas, com vazões e chuvas abaixo da média, impactando nos níveis dos reservatórios. A resolução é resultado das previsões meteorológicas que indicam a continuidade dessa escassez hídrica até o próximo período chuvoso.
Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), essa prorrogação é consequência das previsões hidrometeorológicas que definem o cenário de continuidade da estiagem até pelo menos outubro deste ano. Os técnicos da ANA apontam que há um processo de enfraquecimento do fenômeno El Niño, o qual consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Com isso, a tendência é que o início do período úmido na bacia seja antecipado do mês de novembro para outubro. (foto: Agência Brasil)
#ReajusteNão
#reajsuteNão
#ReajusteNão