Resolução que aumenta o número de vereadores causa polêmica em Itiúba (BA)

por Carlos Britto // 09 de abril de 2012 às 09:27

Um Projeto de Resolução que eleva de 9 para 13 o número de vereadores, a partir de 2013, está causando polêmica no município de Itiúba (BA), na região de Senhor do Bonfim, situada a 180 quilômetros de Juazeiro.

{[}]

A Câmara de Itiúba deve votar a Resolução na sessão ordinária desta terça-feira (10). O presidente da Câmara, vereador José Francisco dos Santos Filho, o “Zé do Rádio” (PT), afirmou que a polêmica se formou porque em dezembro de 2011 foi votada uma emenda à Lei Orgânica, que alterou a composição de 9 para 11 vereadores, por orientação do Departamento Jurídico do Legislativo. Mas agora, devido a uma ação do Partido Popular Socilista (PPS), foi apresentada a nova proposta, que eleva para 13 cadeiras.

{[}]

Os vereadores estão divididos. Alguns defendem que o número suba para 11, para evitar gastos. Outros querem as 13 vagas, pensando na reeleição. O município de Itiúba possui em torno de 40  mil habitantes e, com essa população, conforme regulamento do Supremo Tribunal Federal (STF), se enquadra nas 13 vagas para vereador.

Resolução que aumenta o número de vereadores causa polêmica em Itiúba (BA)

  1. Luis Roberto Zanarella disse:

    O que o governo pretende é impedir abusos nas Casas de Lei, mas vemos que é em vão. O número fixado é o limite máximo e deve ser votado pela Câmara o número ideal entre 9 (mínimo) e o máximo estipulado pelo coeficiente em lei. Ex. Amparo – SP (máximo 15), mas a pressão popular pede 10 e há vereadores que querem legislar contra os interesses do povo. Afinal, os vereadores representam a quem ao povo ou a si mesmos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários