A Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), republicou o resultado do Festival Edésio Santos da Canção (FESC) 2022, após análise de recurso de um dos participantes. A comissão organizadora se reuniu e decidiu, após averiguar e constatar o envolvimento de um dos jurados na produção de uma das músicas premiadas, por cancelar as notas dadas por essa pessoa em todas as canções,o que modificou o resultado do certame.
Com a decisão, o novo resultado foi divulgado no Diário Oficial do município na última segunda-feira (2), com o 3º lugar ficando com a canção “Águas Doce de Ilusão”, de Bárbara Pontes de Assis, e a música local com “Amor, ainda”, de Joyce Guirra. Os demais prêmios seguem sem alteração.
A Seculte esclareceu que em nenhum momento foi informada pela jurada que possuía relação com uma das canções selecionadas para o festival. Mesmo que a canção não tivesse ficado entre as 12 finalistas, era dever da convidada declinar da função de jurada, uma vez que a comissão organizadora, composta por membros da pasta, concedeu autonomia aos jurados, confiando em sua capacidade técnica, artística e ética.