[slider id=”viva”]
Os vereadores Adalberto Bruno ‘Betão’ (PSL) e Cristina Costa (PT) se reuniram com a direção da empresa de Transportes Coletivo Viva Petrolina. O vereador José Batista da Gama (PDT) mandou um assessor representá-lo.
Os diretores Rafael Telles e Eduardo Uzedo conversaram por cerca de duas horas e explicaram a operacionalização da empresa em Petrolina. E disseram mais: afirmaram que o problema do transporte público de Petrolina não era apenas de frota, e sim da própria gestão do sistema de transportes.
“A discussão é muito mais ampla, muito mais complexa. Se os senhores desejarem mesmo aprofundarem essa discussão, será muito bom e aí os problemas reais poderão ser colocados de público. Acho estranha esta história de que a empresa que chegou na cidade há um ano seja a responsável por um problema que se arrasta há décadas”, afirmou Rafael.
Ele ressaltou que a intenção da empresa era mesmo entregar os ônibus novos à cidade, mas para isso era necessária a implantação de uma câmara de compensação tarifária que está prevista no contrato, cuja implantação ainda não ocorreu.
“Outra coisa: tem uma regra que só podem rodar ônibus com até dez anos de fabricação e nós estamos cumprindo, embora outras empresas circulem com veículos fabricados há mais de 15 anos, mas parece que apena a Viva tem obrigação de investir. Parece uma coisa orquestrada”, disse ele.
Na reunião foi colocado que o sistema transporta aproximadamente 230 mil estudantes pagando meia passagem e cerca de 80 mil pessoas isentas de pagar a passagem. “Só pra que o senhores tenham ideia, como o Setranvasf e a EPTTC promoveram o recadastramento com a Biometria, mais de 890 gratuidades foram canceladas. Ou essas pessoas não precisam mais ou tinha gente beneficiada indevidamente”.
Rafael comentou ainda a falta de estrutura das vias e corredores de ônibus da cidade.
“Nos úlimos dias, apenas em um dos bairros que circulamos tivemos três veículos atolados, fora outros avariados pela circulação em vias precárias. Pra você ter uma ideia o pessoal do loteamento que foi criado por trás do bairro Jardim Petrópolis não tem ônibus porque ninguém pensou como chegaríamos lá. Simplesmente as ruas não cabem um ônibus”, comentou.
Comentário Meu:
Essa problemática do transporte público de Petrolina precisa ser enfrentada com coragem. Nenhuma administração tratou isso realmente com o cuidado devido. A EPTTC sempre foi uma caixa preta que todo mundo sempre comentou, mas que ninguém nunca fez nada. Deve mesmo ser conveniente para um monte de gente.
E a planilha do transporte público, por que não está no Portal da Transparência? E o conselho de Transportes, por que nunca tomou posse? Já que existe regra para limitar a circulação de ônibus antigos, por que ainda circulam?
E o decreto 83/2013, que criava o grupo de trabalho para estudar a tarifa de ônibus, onde o secretário Geraldo Junior era o presidente? Por que nunca atuou?
Está na hora da prefeitura cumprir o seu papel, como também chegou a hora da Câmara de Vereadores parar de fingir que o problema não existe. A Câmara não tem apenas os dois vereadores citados e é preciso um esforço maior para resolver de vez esse problema.
Não esqueça da responsabilidade do poder público estadual. Nós também queremos os mesmos benefícios dado ao sistema de transporte de Recife, lá é subsidiado por Pernambuco, e por que aqui não é? Por isso essa discussão tem que ter a participação do Estado, talvez até de Brasília.
Alguem ta ganhando c/tudo isso , Tem gente rico se aproveitando da deficiencia das empresas… Onde estar a Policia Civil e Policia Militar.. Onde estar o Poder Publico & o Ministerio Publico?
Bom dia!
Petrolinenses, amigos, se vocês ficarem somente em rádio reclamando não vao da em nada. prestem atenção na cara desses dirigentes dessa empresa. alguns pontos da real situação do transporte público em Petrolina.
* A empresa é despreparada, sem comando e nunca atuou nesse ramo, ou seja, uma empresa montada pra fazer esse serviço .
* EPTTC empresa comandada por iniciantes, não tem nenhum profissional a frente da empresa, e outra todos capachos do prefeito, só balançam a cabeça e pronto.
* Prefeito, o pior da história de Petrolina, prefeito tápia, vem com conversa bonita, enrolação e depois nada. Todo ano é assim promete,promete e nada, só vive de casa popular e nova semente, que por sinal, acho que as sementes ja acabaram, pois logo que acabou a eleição não se inaugurou mais nenhuma.
* Vereadores, se investigar estão igual aos de Caruaru, pois tem nego, que nem queria ver o prefeito, agora ele é o DEUS, ou será outra coisa.
Os sócios da Viva Petrolina atuam no segmento de transporte público de passageiros desde 2002, há 11 anos, portanto. A própria empresa foi constituída em 2008, sob o nome de Real Fretamento e Locação, atuando, inicialmente no transporte de funcionários das industrias do Complexo Portuário de Suape, na Região Metropolitana do Recife sendo, inclusive certificada pela norma ISO 9001-2008. Apenas em 2012 teve sua sede transferida para Petrolina, adotando a atual denominação.
gostaria de sugerir ao Blog que informasse aos leitores, a situação de um estacionamento particular que existe próximo a antiga estação férrea, de quem é,
o terreno tenho plena certeza que é público, eles pintaram o lado do meio fio que
fica do lado do refererido estacionamento de amarelo para que as pessoas fossem obrigadas a usar. este blog sempre procura informar a verdade aos seus leitores
e varios moradores petrolinenses questionam, de quem será aquela fábrica de dinheiro?
Isso pra mim é jogo de empurra-empurra. Em algumas capitais, há o sistema de passagem integrada, que concede descontos aos usuários, além de isenções e passagem para estudantes, grande parte dos ônibus possuem ar condicionado e acesso para cadeirantes. Em Porto Alegre, por exemplo, a idade média da frota não passa de 4 anos. A passagem custa R$ 2,80 para trajetos bem maiores. Em Curitiba então o transporte público é excelente e a passagem custa R$ 2,70. E mesmo assim a população ainda reclama. Não podemos nos basear em administrações anteriores quando pensamos em melhorias, porque Petrolina não é parâmetro. Devemos exigir ônibus em boas condições e que ofereçam um mínimo de conforto. Como é que, em uma cidade com temperaturas médias acima dos 30º, não há sequer UM ônibus com ar condicionado? Daqui a pouco vão querer colocar pau-de-arara pra população.
POR QUE ZÉ BATISTA NÃO FOI JÁ QUE ELE FALA TANTO NA HORA H MANDA UM ASSESSOR? POR QUE ? JÁ QUE FALOU QUE O F PREFEITO TEM O RABO PRESO DEVERIA TER INDO ? FALA DE MAIS FAZ POUCO OU QUASE NADA .
SER PEDRA É FÁCIL DIFÍCIL É SER VIDRO….
É público e notório a deficiência do sistema de transporte público em Petrolina.Como se sabe é público,não cabe somentre a dois vereadores se reunirem com APENAS ESTA IMPRESA COBRANDO O QUE DEVERIA COBRAR TAMBÉM DAS OUTRAS.CITO AQUI A OBRIGATORIEDADE DA ESFERA ADMINISTRATIVA QUE ENVOLVE ESTE PROBLEMA.ESTADO,MUNICIPIO E PODER PÚBLICO ENTRE OUTROS.Não sejamos “tolos!”,em responsabilizar apenas essa empresa como BODE EXPIATÓRIO.O problema requer um olhar mais aprofundado e crítico por parte de todos envolvidos.Inclusive a própria população.VAMOS TRABALHAR COM MAIS TRANSPARÊNCIA E COMPROMISSO COM TODA POPULAÇÃO PETROLINENSE.SIMPLES ASSIM….
ta na hora do ministério público agir não podemos ficar a merce de poucos q estar ganhando muito quando por exemplo o senhor fala q se os vereadores forem mexer vai sair muita coisa, q coisas são essas? pq os vereadores q nós colocamos na camera não resolvem trabalhar para o povo?? será q temos eleito pelo povo só betão e cristina costa?? parem de brigar com besteiras nobres vereadores e trabalhem… resolvam os problemas q tbm é de vcs… olhem vem ai as eleições….
Essa conta não bate como pode ter 230 mil estudantes + 80 mil isentos = 310 mil pessoas, isso sem contar os trabalhadores que tem vale transporte o qual é pago o valor integral, e segundo a estimativa do IBGE o municipio Petrolina tem 319.893 mil habitantes (estimativa 2013).
Victor, essa é a quantidade aproximada de estudantes e gratuidades transportadas por mês. Embora a população da cidade seja de aproximadamente 320 mil pessoas (e, mesmo assim, apenas 240 mil residam na área urbana), o número informado no texto se refere à quantidade de registros realizados nas catracas (quem usa um ônibus para ir e outro para voltar conta duas vezes por dia, por exemplo). É por isso que a quantidade de passageiros transportados pelas empresas supera a população total.
Apenas para efeito de comparação, em Petrolina o sistema de transporte movimenta cerca 960 mil pessoas por mês (o triplo da população) ao passo que em Caruaru (que tem praticamente a mesma quantidade de habitantes) os ônibus transportam 1,6 milhão de pessoas por mês (cinco vezes a população da cidade).
Os dados sobre a quantidade de estudantes, gratuidades catracadas e passageiros pagantes podem ser consultados junto à EPTTC.
NA MINHA OPINIÃO A EMPRESA NÃO ESTA DANDO CONTA DO RECADO. TROCA, OU COLOCA MAIS ÔNIBUS,FICAR VENDO O PASSADO NÃO INTERESSA,TEM OS QUE VER O PRESENTE .NÃO PRESTA TROCA.PETROLINA MERECE MAIS UMA EMPRESA PARA SUPRIR O A POPULAÇÃO. EMPRESA NOV A JÁ
De uma coisa eles acertaram, a frota da empresa tem sim menos de 10 anos: andei pesquisando e vi que a frota é composta na maioria pelos modelos Ciferal Citmax OF-1722 que é de 2006, e do modelo Marcopolo Torino OF-1722M/59 que é de 2007, então eles tem sim menos de 10 anos, de acordo com o site dos fabricantes! pelo menos nisso não está errado, o que acontece é a falta de estrutura de alguns bairros da cidade e provavelmente de manutenção que ocasiona defeitos nos veículos além da baixa quantidade de carros rodando na cidade!
Kd o Vereador Ronaldo Bocão ou Cancão so tem bocão mesmo na hora da verdade ele some…. Estão ruim c/essa gente ai representando o povo…
não adianta ter os veículos no prazo dos 10anos como fala o contrato se os veículos dessa empresa esta na péssima condição de rodar mim mostre. se Todos os veículos estão com o adesivo vistoria dos 2013 KDE a fiscalização so serve pra os pobres EPTTC
NAO ADIANTA TER MENOS DE DEZ E NAO TER CONFORTO OS BANCOS TODOS RASGADOS QUANDO AGENTE SENTA OS FERROS FICA FURANDO AS COSTAS A MAIORIA FALTA VIDRO DA JANELA E NAO CUMPRE COM HORARIO OS CARROS E COLOCADOS NA LINHA SEM FAZER LIMPEZA COM OS RESTOS DAS CADEIRAS CHEIO DE POEIRA E MUITO MAS A EPTTC PRECISA FAZER UMA VISTORIA NOS BANCOS DESTES VEICULOS DA VIVA PARA VER O DESCASO E O DESRESPEITO COM OS USUARIOS.