Um encontro entre lideranças políticas do Araripe, representantes de sindicatos e associações e a comunidade em geral discutirá, na noite de hoje (31) em Ouricuri (PE), o novo formato anunciado para o Canal do Sertão.
Alardeada como a obra que alavancaria a economia de 17 municípios da região, o canal deve passar uma reestruturação que exclui oito municípios do Araripe – Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia.
O projeto inicial beneficiaria cerca de 110 mil hectares de terras irrigáveis no Araripe. Mas a atual licitação proposta no Edital 63/2013 reduz a área irrigável. Ouricuri e Bodocó, por exemplo, tiveram revistos, respectivamente, 45,9 mil hectares e 9 mil hectares. Já Petrolina manteve integralmente os 25 mil hectares banhados pelo Canal do Sertão.
Um representante da Codevasf vai explanar sobre o assunto durante a reunião de hoje, marcada para o Salão Paroquial. O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, também confirmou presença no encontro. Após esta reunião o Araripe fará uma grande mobilização cobrando o Canal do Sertão para todos. (Foto/arquivo divulgação)
A reunião foi no salão paraquial de Ouricuri e não Bodocó. A informação enviada para este blog não identificou a cidade que iria sediar a reunião