As reuniões semanais de monitoramento para prevenir e reduzir a violência e a criminalidade em Petrolina, que nasceram de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura Municipal de Petrolina e o 5º Batalhão de Polícia Militar, chegam ao seu segundo mês de atividades com a adesão de mais dois delegados: Raquel Ramalho, delegada da mulher, e Manuel Martins, delegado seccional, que assumiu ontem (09) a delegacia regional em Petrolina.
Essa iniciativa integra um conjunto de atividades operacionais e estratégicas que têm o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no município.
Os novos integrantes do grupo, que já conta com o delegado Lamartine Fontes e os delegados gestores de Polícia do Sertão, Glaukus Menck e Ronaldo Luz Dantas, foram recebidos pelo secretário Murilo Cavalcanti e pelo comandante do 5º BPM, tenente-coronel Carlos Pereira.
Durante a reunião foi apresentada aos novos integrantes, a filosofia do projeto e um estudo comparativo entre os anos de 2008 e 2009 no qual mostra um diagnóstico da violência, no período compreendido entre janeiro a agosto quando foi constatado uma redução nos índices de criminalidade, com destaque para a diminuição do número de homicídios. A média mensal de homicídios em 2008 foi em torno de 11% e em 2009 de 8,2%, considerando o mesmo período de oito meses.
PETROLINA PRECISA CRIAR UMA CENTRAL DE MONITORAMENTO DE VIDEO,JA EXISTE UMA MAS AS CAMERAS PARECEM QUE NÃO FUNCIONAM,SERIA INTERESSANTE COLOCAR CAMERAS EM OUTROS PONTOS DA CIDADE PRINCIPALMENTE NA AREIA BRANCA A QUE NOS FINAIS DE SEMANA O FLUXO DE GENTE É GRANDE E NÃO SO NO CENTRO,ANTIGAMENTE RECLAMAVAM QUE NÃO TINHA VIATURAS E NEM GASOLINA HOJE EM DIA SÃO TANTAS QUE É UMA PASSANDO PELA OUTRA O TEMPO TODO,JA QUEXISTE TANTAS VIATURAS E MATERIAL HUMANO NO MOMENTO COM OS ALUNOS DA PM ,PODERIÃO NOS FINAIS DE SEMANA QUE É ONDE ACONTECE A MAIORIA DAS OCORRENCIAS FAZEREM BLITZ PREVENTIVAS NÃO BLITZ PARA PARAR SO MOTOQUEIRO E SIM CARRO TAMBÉM,É MUITO DIFICIL VER BLITZ NOS BAIRROS SANTA LUZIA ,JOÃO DE DEUS E JOSE MARIA JA QUE NA MAIORI DAS VEZES É NELES QUE ACONTECEM AS OCORRENCIAS.
ESPERO QUE ESTE TIPO DE REUNIÃO NÃO SEJA PARA INGLÊS VER.POIS A VIOLÊNCIA TEM QUE SER VISTA DE DENTRO DAS PROPRIAS INSTITUIÇÃO QUE A COMBATE OU MELHOR DIZENDO, DIMINUIR A CORRUPÇÃO.NÃO HÁ SANTO.
Interessante o comentário de Ricardo Freire. Acertou quando sugeriu uma Central de Monitoramento com câmeras, inclusive nos bairros periféricos e mais movimentados. Atualmente as câmeras estão desativadas, mas as providências estão em andamento para restabeler o serviço muito importante e útil para o serviço policial. Ainda bem que Ricardo testemunha a presença de viaturas nas ruas patrulhando e abordando, principalmente “motoqueiro”, pois demonstra que a polícia está trabalhando muito e com foco nos motociclistas. Talvez Ricardo não saiba, mas boa parte dos crimes (assaltos e homicídios) são praticados por criminosos que se utilizam de motocicletas em suas ações, por isso que as polícias estão focando motociclistas (em média, 800 abordagens por dia), no entanto, outros veículos são abordados diariamente (automóveis, vans, ônibus e até bicicletas). Outra observação é que as operações vêm sendo intensificadas nos finais de semana, às vezes com reforço de outras Unidades do sertão. Não é à toa que Petrolina registra uma queda de aproximadamente 30% no número de homicídios nos últimos 8 meses, com relação ao mesmo período do ano passado. É fruto de muito trabalho e, principalmente, da integração dos órgãos que trabalham direta ou indiretamente com a questão da violência, além do apoio e da colaboração da sociedade petrolinense. Sugerimos ao Sr. Ricardo que acesse o site http://www.amigosdo5bpm.com.br e se torne um colaborador efetivo dos trabalhos do 5º BPM.