Ribeirinhos do Perímetro Salitre, em Juazeiro (BA), reuniram-se nesta quarta-feira (28) para participar da fundação da Associação Geral de Usuários das Águas do Salitre (AGUAS do Salitrinho)
Segundo os membros, a associação tem o objetivo de gerenciar o uso da água que hoje corre no leito do Rio Salitre, no trecho que vai da comunidade de Junco até a foz. Desde 2005, cerca de 20 comunidades são beneficiadas com a água do Rio São Francisco que, através de adutoras.
Para regularizar o uso desta água, garantindo o acesso para fins agropecuários em quantidade e qualidade, a Codevasf irá celebrar um contrato com esta nova associação, que por sua vez irá se responsabilizar pela arrecadação da tarifa junto aos agricultores, e pela fiscalização das áreas irrigadas, mediante contrato com os responsáveis pelas propriedades.
Durante a reunião foi aprovado o Estatuto Social e eleito o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal. O presidente eleito, Roberval Amorim, reforçou a necessidade de todos os ribeirinhos fazerem parte da Associação.
O Conselho Administrativo tem o prazo de até 90 dias para elaborar o Regimento Interno e submeter a Assembleia Geral, documento que definirá as normas de cobrança do uso da água, considerando diferentes valores para cada tipo de cultivo e sistema de irrigação adotado, bem como as formas de punição aos inadimplentes e outros itens necessários ao pleno funcionamento da AGUAS do Salitrinho. As informações são da assessoria. (foto/divulgação)