A economia nos dois maiores polos do interior de Pernambuco, Caruaru e Petrolina, tem crescido rapidamente. Junto com o desenvolvimento vêm novos hábitos de consumo. Um cenário muito propício para a expansão dos shoppings centers. Caruaru ganhou um segundo centro de compras no ano passado, o Difusora. Mal foi inaugurado e já prevê a construção de uma nova etapa. O mais antigo, o Shopping Caruaru, não pretende ficar atrás e planeja crescer para dobrar o número de operações. O River, o único shopping do Vale do São Francisco, vai ampliar em 20% a oferta de lojas.
O River Shopping se mantém como o único mall da região do Vale do São Francisco. “Em um raio de 300 km, só existe um centro de compras no Juazeiro do Norte (CE)”, conta Paulo Modesto, superintendente do River. “E nesta área, estamos recebendo muitas pessoas de fora, principalmente por causa da Universidade Federal do Vale do São Francisco e pelo turismo de negócios, que vem crescendo muito em Petrolina”, relata ele. Uma parte da ampliação já foi feita no ano passado, quando a praça de alimentação e o parque eletrônico infantil dobraram de tamanho. “Até o fim do ano, o cinema, que só tem duas salas, será fechado e reaberto com quatro. Vamos também ampliar o mall para pelo menos 20 novas operações. Hoje temos 100. Com essas mudanças, haverá um crescimento de pelo menos 15% do número de clientes”, adianta.
Vejo com otimismo a ampliação do River.
É muito bom ter novas opções de lojas, novas salas de cinema e, em especial, novos empregos e uma alavancada na “roda da economia”.
É bom viver na “Califórnia Brasileira”, isto orgulha a todos nós. Mas quanto mais diversificada for nossa economia melhor.
Além da fruticultura devemos ter um comércio forte, um setor de serviços completo (até pela nossa distância das Capitais) e, principalmente, um polo universitário de qualidade, com cursos de mestrado, doutorado, etc.
Com nosso índice de crescimento populacional da ordem de 2,9% (PNZ) e 3,4% (JUA) temos muito o que trabalhar.
aluilce@spfc.com.br
A região será bem servida!
E agora principalmente que Juazeiro ganhará o seu com cinemas,bom número de lojas e com uma ótima infra-estrutura sem falar no Maxxi e no Atacadão, lado a lado e com uma Concessionária de grande porte Fiat .
Em Petrolina será uma boa essa ampliação e já era hora pois o shopping, desde 1995 já merecia algo mais!
Será bom para ambos os lados.
PS. Dr. Aluice, Juazeiro tem crescimento de 5,1 %.. só ratificando
=)
Caramba! 5,1% é muito para nível de Brasil.
Só espero que o PIB suba na mesma proporção.
E que os serviços públicos como saúde, educação, saneamento básico, esporte, lazer, etc acompanhem este crescimento. Dos dois lados da ponte!
aluilce@spfc.com.br
O que deveria aumentar era o bom senso. Mas pelo visto, a ganância também entrou no pacote. Ah! se aparece aqui um novo shopping…. Concorrencia faz bem demais. E como faz.
5,1%, será?! e porque a população de Petrolina cada vez mais cresce mais e se distância da população de Juazeiro? ah! tinha esquecido, as cidades mais carentes e mais pobres tem uma taxa de natalidade maior que as desenvolvidas.
Esse alguém não sabe do que fala! Nem deveria merecer atenção, pois eu não costumo me comunicar com “alguém” e sim com pessoas.
Em 2000
Juazeiro 174.567
Petrolina 218.538
Em 2009
Juazeiro 243.896
Petrolina 281.851
Crescimento
Juazeiro
69.329
Petrolina
63.313
Viu ae “Alguém”!?
E para sua informação, 87,8 % desse aumento populacional de Juazeiro é devido às migrações de pessoas que ouvem falar da grandes oportunidades na cidade e vem para morar e ajudar a desenvolve-lá. Não é à toa que Juazeiro é a cidade que mais cresce no Interior do Nordeste com esses 70 mil hab. em 09 anos =)
Por isso temos uma loja do grupo Carrefour, uma Dismel, teremos um Maxxi (ops, desculpa mas só as grandes cidades terão), e agora um shopping de maior do que o River, com mais lojas….
Fique com o seus “buracos, e animais” e admire a competência juazeirense no seu atual governo!
Tudo que é bom, é digno de inveja
Passar bem e estude um pouquinho mais meu caro “Alguém”
É Felling mais a população de Juazeiro não é composta pela elite diferente de Petrolina,pois ai chega mais pessoas oriundas da roça ao qual não traz progresso para o municipio, em relação a loja dismel está com seu movimento muito fraco podendo fechar a qualquer momento, pois Juazeiro não tem elite para manter uma loja daquele porte.
É Felling,
Acho que vc nao tem conhecimento do que acontece no River Shopping. Para seu conhecimento, em 2007 houve a ampliação inclundo ai, alem do crescimento da praça de alimentação e da Playtoy, mais duas lojas ancoras (Marisa e C & A). Agora teremos alem das salas de cinema, mais uma loja ancora (que está em negociação para ser Americanas ou Riachuelo) e onde estava localizado o Expresso cidadao, um corredor com mais 20 lojas).
Lembrando que todas as concessionarias de Veiculos estão em Petrolina. Me diga alguma que tem em Juazeiro?
Fecho que seu barrismo é forte. Deixe a inveja de lado e aceite que Petrolina é bem mais desenvolvida e estrutrada que Juazeiro.
Abraços
Estes conflitos não levam à nada. Acho que HOJE Petrolina é mais desenvolvida (em termo de urbanismo). Mas para um futuro próximo vejo Juazeiro mais promissora que Petrolina. Mas as duas são mesmo dependentes uma da outra e melhor do que torcer pelo sucesso de uma em detrimento da outra é colaborar para fortalecer ambas. Eu moro em Petrolina, mas é de Juazeiro que vem 70% da minha renda. Procuro, na medida do possível, gastar meu salário em Juazeiro, mas nem sempre isto ocorre.
aluilce@spfc.com.br
Só ilustrando, se ficarmos nos atendo à estas banalidades vamos perder o foco. Como eu disse, se nós estamos aqui preocupados com qual das duas é maior ou melhor não vamos progredir. Neste mesmo tempo a região de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha já tem VLT (metrô do cariri) e o aeroporto de Juazeiro do Norte é o que mais cresce no Brasil.
aluilce@spfc.com.br
Vou lhe mostrar aonde está a elite!
Não sei se sabe mas Juazeiro é repleta de condominios horizontais e com mansões,quando fala-se em bairros nobres, a primeira coisa que se fala são nos bairros de Juazeiro, engraçado não?!
Falando em elite meu caro amigo, vide o IPC – Poder de compra da poulação
Juazeiro 0,10172
Grandeeeee diferença para não dizer o contrário!
EM 2008;
Juazeiro 7a do Estado e 163 do país **0,08969**
EM 2009
Juazeiro 4a do Estado e 144 do país**0,10172**
Cresceu…0,01203
EM 2008
Petrolina 6a do Estado e 144 do país **0,10244**
Em 2009
Petrolina 6a do Estado e 137 do país **0,10548**
Cresceu…0,00304
Que elite não?!?!
Sobre a Dismel, você disse uma enorme besteira que se ficasse calado poderia dormir sem essa que vou lhe dizer!
Quando uma empresa vem para determinada cidade é feito um estudo detalhado sobre os rumos econômicos que aquela população pode dar. Isso foi feito em Juazeiro e a Dismel vai muito bem.
Ao contrário do Makro em Petrolina que logo logo muda para Juazeiro ou fecha as portas no Vale, o que seria uma pena!
Então Souza… por que não te calas?!?
Passar bem caro “amigo”
=)
rsrsrs
Caro Feeling, foi um ex-funcionário da dismel que mim falou da situação da loja que as demissões havia ocorrido devido ao baixo movimento que é notório, agora somente porque o maior bairro de Petrolina terá um shopping e uma concessionária da fiat, ficam levantando bandeira do bairro mas com razão pois é um grito a independência. agora a informação que o Makro irá para Juazeiro é equivocada.
bem tenho 13 anos moro em petrolina nasci 04 de outubro e meu sonho e ser modelo voçes realizacem meu sonho …..
Esse felling e um invejoso torce que o makro feche em petrolina mais o Makro ja vai ate colocar o posto de gasolina.
HA ta chegando em petrolina a Americanas,Pão de açúcar e o 2º shopping.
Aguardem 2011 e um ano cheio de surpresas em petrolina
Duas lindas cidades, quero que cresçam mais e mais.
ta na cara que petrolina é muiiiiiiiiiiito melhor