A deputada Roberta Arraes (PP) celebrou, no seu discurso de ontem (12), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a construção do Hospital do Câncer no Sertão do Araripe. Segundo ela, a iniciativa representa sinônimo de amor e esperança, destacando que o hospital tem o potencial de transformar a realidade da cidade de Araripina e de toda a região do sertão do Araripe.
Roberta contextualizou os avanços já obtidos na saúde local, mencionando que Araripina conta atualmente com 20 leitos de UTI geral, 20 leitos de UTI pediátrica e 10 leitos de UTI neonatal. Ela relembrou, ainda, que foi tocada pela demanda da criação durante a pandemia. O projeto do hospital oncológico no Sertão permitirá que os pacientes possam ser atendidos em suas próprias regiões, diminuindo o sofrimento de ter que viajar grandes distâncias para o tratamento.
“Hoje, temos mais de 2.500 pacientes que saem todos os meses do Sertão do Araripe e se dirigem ao Recife e a outras cidades em busca de tratamento oncológico. Queremos descentralizar esses serviços, e contamos com o apoio da governadora e do governo federal para que tudo isso possa acontecer”, avaliou. Roberta citou que o projeto conta com parcerias fundamentais, com o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) e a colaboração do Hospital Santa Maria de Araripina, administrado pelo Instituto Medianeiras da Paz.
Nada mais que a obrigação de qualquer Governo. Pernambuco continua se arrastando, e o décimo estado da federação. Antes dos ARRAES era o terceiro Estado da Federação, só perdia para São Paulo e Rio de Janeiro. Pernambuco tinha três times de rutebol na primeira divisão, hoje não tem nenhum.