Em sessão especial do Pleno, realizada na manhã desta sexta-feira (26), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) empossou no cargo de conselheiro da instituição o ex-deputado estadual Rodrigo Novaes.
A sessão foi aberta pelo presidente do TCE-PE, conselheiro Ranilson Ramos, que inicialmente parabenizou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo processo de transparência e zelo pela Constituição Federal na escolha do novo conselheiro.
Ranilson falou sobre a satisfação de receber Rodrigo no Tribunal, ressaltando que com sua capacidade adquirida através de uma trajetória na advocacia e na política, ele contribuirá em diversas ações do TCE na melhoria da vida do cidadão, citando os trabalhos de combate aos Lixões, e na defesa da Primeira Infância como exemplo. “Esta Casa compõe a estrutura do estado democrático de direito brasileiro, nós somos atores na política brasileira e no Estado de Pernambuco”, disse.
Após a leitura do termo de posse, Carlos Neves, representando o Conselho, deu as boas-vindas ao novo conselheiro. Inicialmente, o orador falou sobre a trajetória de Rodrigo Novaes, passando pela sua atuação na advocacia até chegar à política.
Discurso
Em seu primeiro discurso como membro do Tribunal, o conselheiro Rodrigo Novaes agradeceu ao público, composto por parentes, amigos, servidores do Tribunal de Contas e deputados. Ele falou sobre a trajetória política da sua família, destacando a importância do seu pai, que também foi deputado estadual, na sua formação.
Em relação ao TCE-PE, Novaes ressaltou a admiração de longa data que tem pelo Órgão, destacando ser uma honra ocupar um assento que foi de tantos outros ilustres conselheiros, com destaque para a conselheira Teresa Duere, que ocupou o cargo antes de Novaes e anunciou sua aposentadoria.
“Espero honrar esta casa e a escolha da Alepe, para que juntos possamos servir ao povo de Pernambuco”, comentou.
Perfil
Natural do Recife, Rodrigo Cavalcanti Novaes tem 42 anos e é formado em Direito. Na vida pública, Rodrigo foi vice-prefeito de Floresta (2008) e exerceu o cargo de deputado estadual entre 2014 até 2023. Ele também foi secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco entre 2019 e 2022.
Rodrigo chega ao Tribunal após eleição da Alepe, realizada na última terça-feira (23), onde venceu o também deputado Joaquim Lira, por 30 votos a 18.
Uma vergonha! Entra no serviço público de forma vitalícia sem fazer uma prova. Outra incoerência, para fiscalizar a classe a que sempre pertenceu. Um reino de IMORALIDADE.