Suplente de vereador na Câmara de Petrolina, Ronaldo Cancão decidiu se pronunciar após a polêmica envolvendo a expulsão dos vereadores oposicionistas Ronaldo Silva e Gaturiano Cigano do União Brasil. Também filiado à legenda, Cancão afirmou nesta sexta-feira (10) ao Programa ‘Nossa Voz’, da Grande Rio FM, que irá à justiça lutar pelo seu direito de assumir uma vaga no Poder Legislativo, caso a Justiça Eleitoral entenda que houve infidelidade partidária por parte dos dois vereadores.
Citando bases jurídicas, ele disse que questionará no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) o posicionamento do presidente estadual do União Brasil, Marcos Amaral, em relação ao pedido de Ronaldo Silva e Gaturiano para expulsá-los da legenda. Pela lei, um mandatário de cargo eletivo só não perde o mandato se houver uma justificativa convincente para sair do partido. Uma destas é a expulsão.
“Não tenho nada contra os legisladores. Eles cumprem seu papel e foram eleitos pelo voto. Mas vou buscar os mecanismo que a lei me concede”, cravou. Cancão disse que na próxima segunda-feira (13) vai encaminhar um ofício ao presidente do Poder Legislativo Municipal, Aero Cruz (MDB), para que possa informar às respectivas siglas as quais os vereadores ingressaram (o PSDB de Ronaldo e o PV de Gaturiano).
O suplente lembrou ainda que a decisão de Amaral em expulsar os vereadores está correta. Por isso, não abrirá mão de sua prerrogativa de lutar por sua vaga. “Quem vai decidir isso é o TRE, mas se houver uma brecha (na lei) para que possa questionar como suplente, como diplomado pela Justiça Eleitoral, vou buscar e ninguém vai me impedir. Eu não tenho medo do medo”, declarou. Cancão teve pouco mais de 2 mil votos nas eleições de 2020, porém não conseguiu renovar seu mandato e ficou na suplência.
Quer voltar para a vida mansa. Cabo da enxada ninguém quer. É o país dos caras de pau. Vai lá morcegão, volta para ocupar o teu lugar de capacho do prefeito.
Esse é muito fraco… adora a teta do setor público. Na verdade foi um ganho para a cidade esse cara não ser eleito. Além de ser limitado intelectualmente, é um mal educado, grosseiro, um sebos0 mesmo.
Gaturiano e Ronaldo Silva , vão sair desse mandato em 31/10/2024