No afã de municiar suas críticas à gestão de Simão Durando Filho (UB), o vereador oposicionista Ronaldo Silva (PSDB) se empolgou tanto na sessão plenária da última quinta-feira (25), na Câmara de Petrolina, que até deixou de lado o Regimento Interno. Mas foi repreendido por isso.
Ronaldo apresentou dois requerimentos verbais. No primeiro, o integrante da oposição lamentou o fato de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ter sido retida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sairé (PE), no Agreste Central de Pernambuco. Segundo o vereador, o veículo tinha 110 multas em aberto. Além disso, o motorista não tinha o curso obrigatório para conduzir a ambulância. Ele citou também o licenciamento atrasado de vários veículos da Guarda Civil Municipal (GCM).
No segundo requerimento verbal, Ronaldo pediu da prefeitura a lista de imóveis alugados referentes à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), cujos detalhes precisam ser esclarecidos.
Até aí tudo, tudo bem. O problema é que a Casa só aceita, de forma verbal, moção de aplauso e de pesar. Presidindo a sessão, o vereador Rodrigo Araújo (Republicanos) não deixou de alfinetar a postura do colega. “Vossa Excelência estava sem matéria e faz dois requerimentos verbais que não cabem”, afirmou. Já Ronaldo prometeu que apresentará, regimentalmente, os dois requerimentos por escrito na próxima sessão.
Não sei como um político como Ronaldo Silva ainda se reelege. Coleciona trapalhadas na Câmara, é arrogante e mal educado. Quem é que vota num cara desses?
Verbal não pode, pois todas as pessoas presentes tomarão conhecimento. Transparência ZERO, obscurantismo total. Quanto às infinitas multas, a pergunta que faço é a seguinte: essa prefeitura, com seus agentes de trânsito, tem moral ou é exemplo para multar alguém? Quanto aos imóveis alugados, a palavras chaves são as seguintes: imóveis de conchavados, superfaturamento e covil preparatório de caixa dois.
Tô tentando entender como uma ambulância, um veículo de emergência, que pode estacionar em qualquer lugar, trafegar em qualquer via e a qualquer velocidade, tem 110 multas. Coisas de um buraco chamado Brasil.