Criada em julho de 2015, a Rondesp Norte, Companhia Independente de Policiamento Tático Norte vinculada ao Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), tem o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado na região norte do Estado, em especial à cidade de Juazeiro. Em nota, a Rondesp divulgou um balanço de suas atividades e disse que 2016 foi positivo. “O ano de 2016 foi bastante positivo do ponto de vista das apreensões de drogas, armas e outros objetos. Foram 139 prisões por tráfico, uma média de um traficante preso a cada três dias, 413 kg de maconha, 8,33 kg de cocaína e 8,97 kg de crack apreendidos, dando um prejuízo ao tráfico local de aproximadamente R$ 500 mil“, destacou a Companhia.
Ainda segundo a Rondesp, “nesse período foram recuperados 16 veículos, apreendidas 134 armas de fogo (sendo 18 pistolas, 68 espingardas), 55 revólveres, 3 carabinas tipo rifle, além de 3 simulacros de pistola. Essas apreensões contribuíram para a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais(CVLIs).“
Perspectivas
A Rondesp resssaltou ainda que em 2017 “permanecerá trabalhando diuturnamente em defesa da sociedade baiana, buscando alcançar seus objetivos e sufocando cada vez mais às praticas delituosas em suas diversas modalidades.” (foto/divulgação)