O governador da Bahia, Rui Costa, criticou o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na condução do processo de importação da vacina Sputnik V pelos Estados, durante o ‘Papo Correria’, na noite desta terça-feira (6). “A Anvisa convidou os governadores do Nordeste e do Norte do país para uma reunião e todos, assim como eu, estavam com uma grande expectativa de que ela fosse anunciar a autorização de importação da vacina Sputnik, que nós assinamos o contrato. Depois de três horas de reunião, com muita burocracia, chega a informação de que eles [a Anvisa] vão precisar ir à Rússia para poder saber se autorizam ou não a vacina“, explicou.
Rui acrescentou que está “é uma situação inadmissível, no dia que o Brasil registra mais de 4 mil mortos pelo coronavírus. Os brasileiros não merecem essa conduta do governo federal e de uma agência que foi capturada pela ideologia e por um discurso que não tem nada a ver com a ciência e com a vida humana. Se for necessário, a Bahia, em conjunto com os outros Estados, irá ao Supremo Tribunal Federal [STF] para conseguir a liberação para importação da vacina“, desabafou.
No Papo Correria, o governador também destacou os resultados positivos gerados pelas medidas mais restritivas implantadas na Bahia para conter o rápido avanço da Covid-19. “Quando iniciamos essas medidas mais duras, tínhamos cerca de 20 mil casos ativos na Bahia e hoje estamos com 13.800. É um número ainda muito alto de contaminação, mas representa uma queda expressiva. Também conseguimos reduzir a lista de espera para leitos clínicos e de UTI, que nos dias mais críticos, chegou a 500 pacientes. No fim da tarde de hoje, o número contabilizado era bem menor, com 120 pessoas aguardando. Esperamos que, na próxima semana, consigamos reduzir esse número ainda mais, para abaixo de 50“, concluiu.
Bom dia.
Esses governadores acha que a população é cavalo, pra tomar essas vacinas de todo jeito. E nem sabemos se elas funcionam, visto que existe muitas variantes um exemplo Agnaldo Timóteo tinha tomado as duas doses da vacina. E aí? Precisa sim de um mínimo de orientação para população. Agora dizer que há uma demora da Anvisa em buscar essas informações eu concordo.
A única coisa que dá solução rápida é tiro na cara. É pelo menos 1 mês para a vacina surtir efeito, dependendo do organismo, se neste meio tempo o cantor adquiriu a doença, infelizmente foi ironia do destino.