A Prefeitura de Juazeiro (BA), através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), tem trabalhado diariamente para atender todas as solicitações dos usuários relacionadas ao esgotamento sanitário. Mesmo com o volume de chuva acima do esperado no último mês, que aumentou o tempo de espera das demandas, as equipes do SAAE têm percorrido diversos bairros da cidade para proceder com desobstruções de rede e realizar manutenções preventivas. Nesse contexto de ações preventivas, o engenheiro Mike Novaes, gestor de obras e projetos do SAAE, ressalta a importância da colaboração da população para evitar o descarte incorreto de materiais que entopem a rede e causam extravasamentos.
O mau uso da rede de esgoto pode ocasionar diversos problemas, como obstruções que provocam o retorno de dejetos às residências. Durante um serviço realizado no bairro Santo Antônio nesta semana, o SAAE encontrou uma rede obstruída por materiais hospitalares, como seringas, que não devem ser descartadas na rede de esgoto.
De acordo com o órgão, outra prática que prejudica o sistema de esgotamento é a abertura das tampas dos poços de visitas quando chove. A rede de esgoto não suporta a quantidade de água, areia e demais materiais que são carregados para dentro da rede.
“Para minimizar essas ocorrências, o SAAE orienta a população quanto ao uso correto da rede de esgoto. “O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber apenas o esgoto doméstico. Qualquer objeto diferente pode causar entupimento, formando um bloqueio e impedindo a passagem normal do efluente. Assim, os dejetos se acumulam, prejudicam o fluxo do esgoto e acabam ocasionando vazamentos em pontos mais baixos da tubulação, ou até mesmo o retorno do esgoto para dentro dos imóveis e implicações no processo de tratamento”, explica Mike. Também é importante não jogar lixo nas ruas, para não ocorrer obstruções das galerias.
Srs leitores, em especial os Juazeirenses. A questão do tempo de resposta ao cidadão, é uma situação muito antiga, e, ao longo dos anos muitos anos, a autarquia SAAE, nunca e, não tem equipamentos próprio, para atender a população, na medida que cidade desenvolve, a demanda acompanha. Não sei precisar número de veículos, apropriados, pertencentes a autarquia, para serviço rede esgoto que esteja com problema, ou outros serviços. Aí, a cidade cresce, porém, tempo resposta, desde sempre, foi um tapa na cara da sociedade. No pleito passado, ofertei meu voto, na pessoa da prefeita, tem 120% de chance de continuar votando, mas, como é 1° mandato, com fé em Deus, de vários desse grupo político, gostaria que o próximo mandato dela ou de quem ela apoiar, tenha esse olhar mais apurado pra essa e, outras questões, em destaque, a Macro Drenagem da cidade, observando todos os riachos passam por toda a cidade. Desde contorno Sobradinho, pegando aquela toda área até chegar bairros Padre Vicente, Alto da Aliança Itaberaba, Tabuleiro afim, da Pedra do Lord, passando Maringá , Santo Antônio Alto da Maravilha entre tantos outros.