SAAE Juazeiro intensifica fiscalização e adverte sobre ligações clandestinas de água

por Carlos Britto // 19 de outubro de 2023 às 21:32

Foto: Acom PMJ/SAAE divulgação

Com o início do período mais quente do ano, funcionários do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro (BA) têm redobrado a fiscalização e realizado verificações contínuas em diversos bairros da sede e da zona rural para garantir o fornecimento de água para toda a população.

Após receber reclamações sobre desabastecimento em alguns bairros, a exemplo do Quidé, Jardim Vitória, Sol Levante (entre outros), a equipe de verificação esteve nos locais e se deparou com um grande número de ligações clandestinas – o popular ‘gato -, que estão prejudicando a pressão e eficiência da distribuição do líquido para quem paga pelo serviço.

Alguns usuários foram alertados sobre as sanções para quem utiliza a prática e receberam a recomendação de ir ao SAAE solicitar uma ligação nova de água, uma vez que a prática é irregular e ilegal.  “Quando comprovada, o usuário é notificado e deve ir até o setor de atendimento do Balcão Comercial, na Rua Barão do Cotegipe, Centro, efetuar o pagamento da multa, o consumo estimado do tempo em que ficou irregular e ainda danos que podem ter causado com a violação.  Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto, como previsto no Artigo 155 do Código Penal“, explica o gestor do SAAE Juazeiro, Anderson Freire.

Quando alguém faz uma intervenção indevida na rede pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, inclusive com risco de contaminação da água. Além disso, não é justo com os consumidores que agem corretamente“, comentou o engenheiro do SAAE, Mike Novaes.

Denúncias

As irregularidades são descobertas através de fiscalização ostensiva, mas também através de denúncias anônimas, que podem ser feitas através do telefone (74) 3614-9800. O sigilo é garantido e, quem denuncia, segundo o SAAE, “está contribuindo para o bom funcionamento do sistema de abastecimento de toda a cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários