Saiba como as notificações da Zona Azul em Juazeiro se transformam em multa de trânsito

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2016 às 16:02

notificacao-zona-azul-juazeiroO sistema de estacionamento rotativo Zona Azul implantado em Juazeiro (BA) na primeira quinzena de julho deste ano trouxe para os condutores maior mobilidade e rapidez quanto ao estacionamento na área central. Mas quem opta em estacionar e não pagar, acaba ficando vulnerável a fiscalização e notificações. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informou que as monitoras da Zona Azul não lavram multas. O serviço de fiscalização exercido por elas é quanto ao cumprimento das regras da Zona Azul, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.254/2011 e o Decreto nº 436/16. Quando constatada uma ocorrência de descumprimento do regulamento da Zona Azul, a monitora faz o registro e emite o aviso de irregularidade, também conforme a legislação do estacionamento rotativo.

O aviso de irregularidade é lavrado utilizando equipamento com software homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para esse fim. O registro contempla os requisitos exigidos no Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Após o preenchimento, o aviso de irregularidade é fixado no painel do carro ou da motocicleta e o condutor tem 10 minutos para efetuar a compra do bilhete de estacionamento. Caso o usuário adquira o bilhete de estacionamento dentro do tempo máximo, o aviso é anulado e arquivado.

Se o usuário não realizar a compra do bilhete de estacionamento dentro desse prazo, o condutor terá até um dia útil para regularizar com o pagamento da taxa de valor equivalente a 10 vezes o valor da tarifa básica do tipo de veículo registrado, sendo o valor da taxa de regularização de R$ 15,00 para carro e R$ 7,50 para motos. Caso o pagamento não seja realizado no prazo estipulado, o registro é referendado pela autoridade de trânsito através de software homologado pelo Denatran para esse fim, conforme a resolução nº 404/2012 do Código Nacional de Trânsito (Contran) e lavrado o Auto de Infração de Trânsito (AIT), em conformidade com a legislação de trânsito em vigor.

Recurso

Mesmo após o recebimento da multa, é garantido ao condutor apresentar o recurso através de requerimento, devendo o mesmo se dirigir à sede da CSTT, na Rua Oscar Ribeiro, Centro da cidade, dentro do prazo estipulado na notificação. “O sistema utilizado pela empresa SinalPark Juazeiro é devidamente homologado pelo Denatran e o seu funcionamento é basicamente parecido com o radar, pois o registro do aviso de irregularidade é feito no ato, não podendo sofrer qualquer alteração de data, horário, e todos os registros não regularizados são válidos pela autoridade de trânsito“, pontuou o diretor-presidente da CSTT, Vilmar Ferreira. (foto/divulgação)

Saiba como as notificações da Zona Azul em Juazeiro se transformam em multa de trânsito

  1. Rafael Cândido disse:

    Existe tolerância na zona azul, para que o condutor fique isento de taxa?

  2. Welton Jr disse:

    essa taxa de 15 reais, aonde pago?

    1. Roberio disse:

      Aconteceu comigo pois o rapaz que vende o bilhete não estava por perto. Gostaria de saber como faço pra regularizar

  3. Orlando disse:

    Isso é uma completa safadeza sou de fora, não sabia disso pois minha cidade não tem isso aí fui olhar hoje estou com uma multa de 195 por desse estacionamento rotativo

  4. Jose disse:

    Isso é um roubo uma multa de 195 por um estacionamento que podia ser grátis.

  5. Jose disse:

    Juazeiro nunca vai pra frente com Isso. é um roubo uma multa de 195 por um estacionamento que podia ser grátis.

  6. Elder disse:

    Coloquei meia hora o prazo acabou procurei alguém pra colocar mais vim encontrar passou dois minutos e tomei uma multa de 195 reais por atrasar dois minutos

  7. Geraldo Magalhães disse:

    0 pior é não ter como pagar a multa da zona azul.
    Se alguém souber como pagar me diga por favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Professora Mary Belgium , a mãe dos estudantes de Petrolina.