A Sala da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) receberá o nome do jornalista Joezil Barros. A solenidade para aposição da placa será nesta terça-feira (7), às 8h30, no 5º andar do Fórum Thomaz de Aquino.
A proposta de homenagem ao jornalista foi do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto. A escolha do nome do homenageado foi deferida, por unanimidade, em sessão ordinária do Órgão Especial, realizada em junho do ano passado. A solenidade de hoje contará com a presença tanto do corregedor quanto do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
Formado em Relações Públicas e Direito pela Escola Superior de Relações Públicas e Faculdade de Direito de Olinda, Joezil iniciou sua atividade profissional como jornalista em 1956. Atuou primeiro no antigo Jornal Pequeno, já extinto, e depois, no Diário de Pernambuco até 2015, onde foi, sucessivamente, revisor, repórter, diretor comercial, superintendente, diretor executivo e presidente dessa empresa e da Rádio Clube de Pernambuco.
Em 1992 foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, quando foi eleito também presidente da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses mesmos Estados.
De 1985 a 1990 foi juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, aposentando-se neste cargo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife por dois mandatos e da Associação da Imprensa de Pernambuco, bem como da Federação Nacional dos Jornalistas. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe).
Corregedoria geral
Nos anos de 2018 e 2019, Joezil Barros foi assessor de Comunicação da Corregedoria geral de Justiça de Pernambuco. Quando faleceu, em dezembro de 2021, o jornalista atuava como assessor de Comunicação do TJPE.