A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na terça-feira (28), a extração ilegal de argila em um terreno às margens da BR-232 em Salgueiro (PE), no Sertão Central. Três homens que participavam da atividade e do transporte do material sem autorização foram detidos.
Durante a abordagem a um caminhão que transportava 14 toneladas do produto, os policiais constataram que a argila não possuía a nota fiscal e nem as licenças relacionadas ao regime de extração. Em consulta, a equipe descobriu que a empresa responsável não possuía licença ou autorização ambiental para realizar tal atividade.
Em seguida, a equipe da PRF foi ao local onde a argila estava sendo retirada e paralisou a atividade. O supervisor e outro trabalhador foram encontrados no local e encaminhados, junto com o motorista, à delegacia de Polícia Federal (PF) em Salgueiro.
Os suspeitos podem responder por usurpação de bem ou matéria-prima da União, executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização, omitir documento fiscal, além de construir estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença.