Um comitê interinstitucional de enfrentamento do Aeds aegypti foi formado em reunião presidida pelo secretário de Saúde, Emanoel Leite, esta semana, na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc), em Salgueiro (PE).
Participaram do encontro a secretária de Serviços Públicos, Gorete Coelho, além de representantes da Educação, da Segurança Pública, Igreja Católica, Câmara de Vereadores, Ministério Público imprensa e agentes de saúde e de endemias Eles propostas estratégicas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, causados pelo vetor da dengue, chikungunya e zika.
A iniciativa acontece depois de uma reunião com os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central (Cindesc), no último dia 7, visando a combater os casos de microcefalia, que são preocupantes no Estado de Pernambuco.
Propostas
Entre as propostas foram destacadas a orientação dos alunos da Fachusc para o desenvolvimento de projetos sobre o enfrentamento do Aedes aegypti; a realização de concursos de poesia e desenhos sobre a temática e de atividades educativas de intervenção nas salas de aula das escolas municipais, estaduais e particulares; fazer alertas frequentes, nas rádios, para conscientizar a população e intensificar as notificações dos casos das doenças ocasionadas pelo mosquito. (foto: Ascom PMS/divulgação)