Quando chega o verão, é tempo de ficar alerta e iniciar os trabalhos de combate à dengue. Por isso, setor de Vigilância e Epidemiologia de Salgueiro (PE) reuniu esta semana, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para iniciar um mutirão de conscientização, começando pelo bairro do Prado. O objetivo foi orientar a população quanto à importância do trabalho preventivo para o não surgimento do mosquito da dengue.
Durante os trabalhos, os agentes mostram que é fundamental que a população entenda que a tarefa no combate a dengue é de todos. “É interessante frisar que a população contribua com essa ação de combate, pois, se todos fizeram a sua parte o município pode ficar livre desse problema”, destacou o diretor de Epidemiologia, Luciano Pereira.
Em 2009, a epidemiologia realizou uma série de ações que possibilitaram um controle mais efetivo da proliferação do Aedes aegypti e dos casos de dengue. “A capacitação dos agentes municipais de endemias e os constantes trabalhos de conscientização resultaram numa redução de 30 % em relação a 2008, sem nenhum óbito”, completou.
Dengue é uma questão de higiene!!!
Se todos tivessem o bom hábito da limpeza, a dengue na certa não se criava.
Não é a agua limpa que favorece o mosquito é a suja, pois ele só procura vazilha destampada, e o que acontece se deixar-mos uma panela destampada? cai mosca, cabelo etc! E porque deixam vazilha com agua a céu aberto? com certeza tambem cai sujeira!
SEJA LIMPO E EVITE O MOSQUITO DA DENGUE!