Salgueiro (PE) inicia audiências públicas do ‘Pacto Pela Saúde’

por Carlos Britto // 23 de abril de 2013 às 08:00

[slider id=”evento-saude-salgueiro”]

O município de Salgueiro (PE), no Sertão Central, deu início ontem (22) à maratona de audiências públicas do ‘Pacto pela Saúde’, que serão realizadas em todos os municípios que compõe a 7ª Gerência Regional de Saúde (Geres).

Promovido pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Saúde, e Geres, o encontro teve como objetivo expor o perfil do município frente aos nove indicadores de monitoramento de gestão para redução dos índices de mortes consideradas evitáveis, com metas que devem ser alcançadas também pelo Estado.

A audiência contou com as presenças do prefeito Marcones Sá, da secretária de Saúde Vanda Freitas, da gerente da 7ª Geres, Auxiliadora Veras, representantes do Poder Legislativo, Conselho de Saúde, equipes de saúde da Família, PACS, segurança pública (entre outros segmentos).

Criado em 2011, o Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão inédita que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do arquipélago de Fernando de Noronha, com o objetivo prioritário de reduzir os índices de mortes que podem ser evitadas.

Entre os dados coletados, estão a proporção de gestantes com sete ou mais consultas de pré-neonatal, já que este tipo específico de atendimento ajuda no desenvolvimento da gestação e no combate à mortalidade materno-infantil, além da oferta de exames citopatológicos do colo do útero, proporção de óbitos por problemas no período perinatal, oferta de exames de mamografia, consultas especializadas, taxa de mortalidade por acidentes de trânsito, taxa de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária, entre outras ações.

Indicadores

Os indicadores são importantes por apontar como a Regional poderá trabalhar em pontos que precisam evoluir, de acordo com a gerente da 7ª Geres, Auxiliadora Veras. Além disso, identifica as políticas de saúde para gerir com qualidade os serviços do setor. Para alcançar as metas estabelecidas, a Secretaria de Saúde de Pernambuco, por meio das gerências, vai acompanhar mensalmente os indicadores que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado. As informações são da assessoria da prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários