A Secretaria de Educação de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, deve divulgar em até 30 dias – em locais públicos – as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A determinação é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que acatou a sugestão da Subprocuradoria Geral da República e, com base na obrigatoriedade constitucional de publicar atos da administração pública expediu recomendação para que os números sejam divulgados.
Conforme o documento, a não publicação dos dados pode impedir o repasse de recursos do Programa de Ação Articulada (PAR) ao município. Por isso, a recomendação orienta que sejam divulgados os índices médios anuais da cidade e de cada escola pública municipal desde 2005. Essas informações devem ser afixadas em locais de grande movimentação, como a sede da prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum, Promotoria de Justiça e Conselho municipal de Educação.
De acordo com a promotora Ericka Garmes Pires Veras, as unidades municipais de ensino também precisam afixar informativos nos quadros de aviso com as médias locais do Ideb. Outra forma de repassar os dados para a população é através das emissoras de rádios e jornais locais, indicando onde as informações podem ser encontradas.
Essa prefeitura é uma verdadeira caixa-preta. O prefeito alega que há uma crise mesmo com tantos recursos que entraram e ainda entram por ele ser alinhado com o Estado e o Governo Federal. Tomara que ele demita os mais babões em Janeiro pois esses mesmos estarão votando no mesmo partido em 2016 assim como ele fez com um babão no bairro do Prado que até Outdoor iluminado em casa tinha. Foi demitido mas estava todo de vermelho nessa última campanha após passar meses pagando um acordo com a Celpe devido a energia para iluminar os rostos dos Imperador, vice e da santa em 2008. O prefeito sabe que tem gente assim então deve demitir primeiro esses babões de primeira linha.