Salgueiro: Vereador questiona pedido de empréstimo de R$ 30 milhões da prefeitura

por Carlos Britto // 15 de junho de 2023 às 11:00

Foto: reprodução

Em Salgueiro (PE), Sertão Central, o vereador Henrique Leal Sampaio, relator do projeto enviado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores, pedindo autorização para contrair empréstimo de R$ 30 milhões, disse que a transação financeira é ilegal porque o prefeito Marcones Sá não estaria cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Henrique leu no plenário mensagem do gestor solicitando autorização do empréstimo, na qual cita a LRF. Em seguida leu outro trecho da legislação, que proíbe operação de crédito, quando o limite da lei é infringido.

Parágrafo 3° [da Lei de Responsabilidade Fiscal]: Não alcançada a redução no prazo estabelecido e enquanto perdurar o excesso, o Poder ou órgão referido no artigo 20 não poderá: 1° – receber transferências voluntárias; 2° – obter garantia, direta ou indireta, de outro ente; 3° – contratar operações de crédito”, esclareceu, mencionando que o prefeito tem dito que não reajusta os salários dos servidores porque está excedendo o limite da LRF, mas quer contratar empréstimo enquanto compromete grande parte do orçamento com folha salarial.

Para comprovar que o município está ultrapassando o limite da lei, o vereador apresentou no plenário o relatório do último quadrimestre, que mede o índice de responsabilidade fiscal. Ele mostrou que o índice atual de gastos com pessoal da prefeitura é de 57,58%, acima do limite de 54% estabelecido pela LRF.

Jamais poderíamos trazer esse projeto aqui para aprovação, jamais. E hoje estou falando aqui não só como vereador, mas como relator da Comissão de Lei e Justiça, onde passei dois dias lendo esse projeto”, disse, informando que sua decisão no relatório final hoje é de devolver o projeto ao prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários