Salões de Artes Visuais começam sexta em Juazeiro

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2009 às 08:26

artes-visuaisNo dia 21 de Agosto, às 19h, o Centro de Cultura João Gilberto será palco da cerimônia de abertura oficial de uma das mais importantes etapas da segunda edição dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2009. Confirmaram presença no evento, a diretora geral da Funceb, Gisele Nussbaumer, e o diretor de Artes Visuais da Funceb, Dilson Midlej.

“A fotografia compõe a maior parte das obras selecionadas para este Salão de Juazeiro, o que atesta a importância desta linguagem dentro da produção contemporânea. O mais relevante, todavia, é o fato de que por meio dos Salões Regionais pode-se conhecer o que há de mais recente em termos de pesquisas artísticas, sendo esta a real natureza de um salão”, considera Dilson Midlej.

A exposição reúne 27 propostas artísticas selecionadas pelo edital, além de obras de dois artistas de Juazeiro: Coelhão (nome artístico de Antonio Carlos Coelho de Assis) e Junior Rocha.

Três artistas selecionados para o Salão Regional de Juazeiro nasceram no município que integra o Território de Identidade do Sertão do São Francisco. Eles são Marlus Daniel, Binha (Cleiber Coelho) e Jackeline Kern. Os Salões também contam com trabalhos de autoria de 19 artistas da Região Metropolitana de Salvador e com obras de cinco artistas de outras regiões do estado.

Além das mostras e do catálogo, os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia também proporcionam visibilidade aos artistas em uma exposição em Salvador, que reúne os premiados do ano. Dos 264 inscritos no edital 2009, foram selecionados 81 artistas, 27 para cada uma das mostras – em Valença, Juazeiro e, em seguida, em Porto Seguro.

Dois dos vencedores recebem o Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia, no valor de R$ 6 mil cada um e um terceiro artista, o Prêmio Incentivo de R$ 3 mil, também oferecidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, este reservado exclusivamente para artistas do Território de Identidade Sertão do São Francisco, no qual Juazeiro está inserido, como forma de incentivar a produção artística local.

Salões de Artes Visuais começam sexta em Juazeiro

  1. Celta disse:

    Essa pintura da foto está mais estranho que o fiofó da gia……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários