Três médicos argentinos ministraram ontem (11), no Grande Hotel de Juazeiro, a primeira Oficina de Trabalho sobre Transporte Neonatal, trazendo para o município uma experiência nova em cuidados pediátricos em recém-nascido.
O trabalho inovador refere-se a um sistema organizado que já existe em Tucumã (província da Argentina) e está sendo recebido na região Nordeste pela primeira vez.
A escolha pelo Norte da Bahia aconteceu, segundo informações da diretora de gestão e cuidado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Débora do Carmo, devido à implantação da Rede Interestadual, tendo Juazeiro e Petrolina como pólos.
O treinamento foi direcionado para médicos, enfermeiros, motoristas e técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da macrorregião Norte da Bahia, formada pelos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, além da cidade de Petrolina.
O objetivo da capacitação é implementar um sistema de estabilização de transporte do recém-nascido de risco, promovendo uma redução da mortalidade materno-infantil e um eficaz atendimento.