Representantes da Secretaria de Saúde de Petrolina (PE) participaram de uma reunião convocada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA), para esclarecer como será o novo fluxo de atendimento a pacientes que necessitam dos serviços do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado na cidade baiana. Após decisão da Prefeitura de Juazeiro, o Sanatório passa a receber somente pacientes com indicação médica de internação, regulados através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL). A partir desta sexta-feira (1º), o equipamento não atenderá mais através de demanda espontânea.
Os pacientes em crise psiquiátrica deverão ser encaminhados aos serviços de urgência do seu município. Após estabilização e avaliação médica, caso a internação não seja necessária, o paciente será encaminhado às demais unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como CAPS, Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Ambulatório de Psiquiatria na Policlínica Municipal.
De acordo com a diretora de Atenção Especializada, Ana Célia Almeida, o novo fluxo vem para potencializar o trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial do município. “Nos últimos dois anos, a gente vem conseguindo valorizar os cuidados com a saúde mental dos usuários dos serviços dos três CAPSs, justamente para que não seja necessário o internamento no sanatório. Vamos continuar com o trabalho de estruturação da Rede Psicossocial de forma ainda melhor com a inauguração, em breve, da nova sede do CAPS AD III e com a construção em andamento do CAPS II”, explica.
A reunião contou com a presença da secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro e equipe, além da diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Petrolina, Ana Célia Almeida, acompanhada de representantes do Samu, UPA 24 horas, Hospital Universitário (HU), Hospital Dom Malan (HDM)/Imip e equipe de saúde mental de Petrolina. (Fonte: Ascom PMP)
Isso não vai funcionar!! Os pacientes psiquiatriacos vão destruir a upa,traumas e etc,eles são muito agitados, só sabe quem tem um Na familia