A expressão de serenidade estampada no rosto do prefeito reeleito de Santa Maria da Boa Vista (PE), Jetro Gomes (PSB), contrastava com o clima de decepção e constrangimento do público na Câmara de Vereadores do município, na tarde de ontem (18), durante solenidade de diplomação dos eleitos e reeleitos. Apenas os vereadores que comporão a nova legislatura, a partir de 2013, foram diplomados. Jetro e Humberto não.
E não foram por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o qual deferiu em definitivo a cassação do registro da candidatura do socialista, que havia sido determinado em primeira instância pela juíza Ângela Mesquita de Borba Maranhão.
Jetro havia recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco e se saiu vitorioso. Mas na noite da última segunda (17), o TSE – pela terceira vez – considerou o prefeito impedido de assumir o cargo. A primeira derrota de Jetro no TSE foi com a decisão monocrática da ministra Nancy Andrigui, depois com o Agravo Regimental interposto para julgamento do pleno. Na última, o tribunal rejeitou os embargos de declaração interpostos em face do Agravo Regimental.
O motivo que levou a mais essa celeuma política em Santa Maria remete-se ainda ao ano de 2004, quando a justiça interpretou a denúncia referente a um adesivo de campanha do socialista colado em um trator agrícola como tentativa de compra de votos. Às vésperas do Judiciário entrar de recesso, a não diplomação de Jetro e Humberto só foi possível por uma ação de impugnação de diplomação dos reeleitos, entregue à juíza em exercício na cidade, Ana Paula Borges Coutinho, movida pelos adversários do prefeito.
Presidente da Câmara
Pela última decisão do tribunal, caberá ao TRE-PE marcar uma nova eleição na cidade, o que aconteceria em até dois meses. Tudo leva a crer que o vereador Anselmo Gomes (PP), o qual deve ser eleito o novo presidente da Casa Legislativa, assuma o município durante esse período, até o novo pleito ser realizado. Aliado de Jetro, Anselmo – que está no quinto mandato – se disse “tranquilo” para a missão. Na Câmara o socialista conta com uma bancada de nove vereadores, contra quatro da oposição.
Contra Jetro ainda pesa o fato de ter sido o causador da nulidade do processo, já que havia a possibilidade de que, se não disputasse a reeleição e renunciasse ao cargo pelo menos seis meses antes, ele evitaria ser impedido também de participar do novo pleito. Mas, perguntado pelo Blog sobre o assunto, o prefeito contestou o fato. “Estão dizendo que estou inelegível até 2012 por um problema de um adesivo num trator em 2004, e tenho a impressão de que posso concorrer em 2013 se houver nova eleição, apesar de falarem que quem deu causa à eleição não pode concorrer. Eu nunca dei causa à eleição. Só fui candidato (em 2012) porque o TRE-PE deferiu minha candidatura”, argumentou.
Apesar de admitir uma nova eleição, Jetro ressaltou que brigará para ser diplomado e que sua assessoria jurídica entrar ainda hoje (19) com pedido de diplomação. “A juíza (Ana Paula) disse que temos o direito de recorrer. Entraremos no TRE-PE com um pedido de diplomação, que acho que será acatado, até porque todos os prefeitos estão sendo diplomados. A única foi Santa Maria da Boa Vista”, afirmou. A magistrada Ana Paula Borges disse ontem que, apesar do recesso do Judiciário, estará de sobreaviso para respaldar uma nova decisão sobre o assunto.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CHUPPPAAAA!!!!!
IMPERADOR….
SE LASCOU SABIDÃO!!
Serenidade rsrsrsrsrsr senilidade pode ate ser
quem ta vendo o olhar e conheçe sabe que é de desespero, raiva, angustia menos SERENIDADE.
Tudo que essa pessoa é não, é serena; É lamentável que nossa cidade esteja a mercê de 2 criaturas como tais; Mas a justiça vem sendo feita e vai ser melhor ainda a partir de 1º de janeiro. Gostaria de saber pq a imprensa não divulga a possibilidade do 2º colocado assumir? Ela existe e é muito real e vai acontecer porquê Deus é bom!
Pauta nº 79/2012
Elaborada nos termos do Regimento Interno, para julgamento a partir da sessão do dia
19/12/2012, às 11h30, respeitados os prazos legais, contados desta publicação, do(s)
processo(s) abaixo relacionado(s), assim como dos adiados ou constantes de pautas já
publicadas:
PRIMEIRA INCLUSÃO EM PAUTA(Processos com pauta publicada no DJE)
1.
RECURSO ELEITORAL Nº 141-89.2012.6.17.0107
ORIGEM: DORMENTES (107ª ZONA ELEITORAL)
ASSUNTO: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL – ABUSO – DE PODER DE
ECONÔMICO – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – PROCEDÊNCIA – REGISTRO DE
CANDIDATURA – CASSAÇÃO – INELEGIBILIDADE
RELATOR: DESEMBARGADOR ELEITORAL LUIZ ALBERTO GURGEL DE FARIA.
RECORRENTE(S): RONIERE MACEDO REIS, candidato ao cargo de Prefeito pela Coligação
Frente Popular de Dormentes
ADVOGADO: Fabrício de Aguiar Marcula
ADVOGADO:
é Jetro, justiça é isso: você pagar na mesma moeda
Tem pessoas que não tem competencia nem para fazer comentarios,se leandro cassou o mandato de jetro em 2004 foi normal,jetro cassou o de leandro em 2008 ai foi uma catastrofe, so que a cassação de jetro ainda e respingo de 2004,emtão leandro matou um coelho duas vezes de uma tacada so,mas a vimgança e um prato que se come frio,leandro fica devendo uma.
Roniere Reis, prefeito eleito de Dormentes será julgado nesta quarta feira
19 DE DEZEMBRO DE 2012
PUBLICADO EM: DESTAQUE
Imagem retirada da internet
Diplomado na última terça-feira (11), no Fórum da Comarca de Afrânio, cuja cerimônia foi presidida pelo juiz Edimilson Cruz, o prefeito eleito de Dormentes, Roniere Reis (PSB), nem mesmo assumiu já vive um inferno astral com a expectativa de ter sua candidatura cassada, devido acusações que pesam contra ele; abuso de poder de econômico (captação ilícita de sufrágio).
O julgamento acontece logo mais às 11h30. É relator do processo o desembargador eleitoral Luiz Alberto Gurgel de Faria .
Roniere foi acusado de subornar candidatos a vereador adversários, que gravaram um vídeo onde mostrava uma conversa entre os referidos alvos do suborno. Com a candidatura impugnada na primeira instancia, Roniere recorreu, mas foi derrotado. Mesmo que seja derrotado hoje, ainda caberá recurso.
Por Claudio Farias
Central de Jornalismo da Voz do São Francisco
Sem Comentários
Responder
julgamento do caso de compra de votos pelo prefeito eleito de Dormentes sera hoje 19/12 no TRE
Seu comentário está aguardando mdoeração
Publicado dezembro 19, 2012 em 9:43 AM
Pauta nº 79/2012
Elaborada nos termos do Regimento Interno, para julgamento a partir da sessão do dia
19/12/2012, às 11h30, respeitados os prazos legais, contados desta publicação, do(s)
processo(s) abaixo relacionado(s), assim como dos adiados ou constantes de pautas já
publicadas:
PRIMEIRA INCLUSÃO EM PAUTA(Processos com pauta publicada no DJE)
1.
RECURSO ELEITORAL Nº 141-89.2012.6.17.0107
ORIGEM: DORMENTES (107ª ZONA ELEITORAL)
ASSUNTO: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL – ABUSO – DE PODER DE
ECONÔMICO – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – PROCEDÊNCIA – REGISTRO DE
CANDIDATURA – CASSAÇÃO – INELEGIBILIDADE
RELATOR: DESEMBARGADOR ELEITORAL LUIZ ALBERTO GURGEL DE FARIA.
RECORRENTE(S): RONIERE MACEDO REIS, candidato ao cargo de Prefeito pela Coligação
Frente Popular de Dormentes
ADVOGADO: Fabrício de Aguiar Marcula
ADVOGADO:
Deixe uma resposta
O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *
Nome *
Email *
Site
Comentário
Você pode usar estas tags e atributos de HTML:
Nunca vi um lugar mais esculhambado do que essa cidadezinha de Pernambuco!!!
Bota esculhanbada nisso. Até Lagoa Grande que muito mais nova está se desenvolvendo. Santa Maria não sai do lugar, só caminha pra trás. Ao invés dos políticos se unirem para o progresso fluir, não, ficam nessa briguinha de gato e rato e a cidade indo pra o buraco.
Porque ele so aparece com essa cara ………………….em todoas as suas fotos
Acho que fica tão feio pra essa cidade. Essa lei devia ser mais objetiva, se o cara é ficha suja, não devia ter direito a nada mais de recorrer pra lugar nenhum. Mas como ele é assessorado pelo seu vice, Humberto Mendes, que pensa que é ministro e sabe tudo de lei, vai cada dia se acabando mais, lutando uma guerra vencida há muito tempo. Boa Vista merece uma decisão urgente, chega dessa bagunça!
Carlos Britto, Humberto Mendes detonou com você no rádio,disse que você não entende nada de eleitoral e que devia estudar antes de falar qualquer coisa. Agora a gente tá vendo que você tava certo e o ministro errado. #CHUPAHUMBERTOMENDES
Que coisa feia, Fica feio. Sua mãe não ensinou que é feio ser dedo duro, e pior almentar e dá enfase encanador a um simples comentário. Preste atenção que por muito menos procesos estão rolando.
SER FILHO DE BOA VISTA É UMA CONFUSÃO HO POVO QUE GOTA DA CORRUPÇÃO, GETRO E LEANDRO SÃO DOIS GOLPISTAS SE DANDO BEM AS CUSTA DESSA TAL DEMOCRACIA ESSE DOIS SÃO DA MESMA PANELA.O PODE ESTA CENTRALIZADO NESSA FAMILIA E O POVO ESTA ALIENADO E A JUSTIÇA ESTA CONFUSA E FAZENDO CONFUSÃO NA MENTE DO POVO. ACORDA GENTE A CIDADE NÃO PODE FICAR ASSIM SÓ PELA PROMESSA DE UM EMPREGUINHO QUE PASSA MIL ANOS PRA RECEBER OU É BRINCADEIRA UM CIDADÃO ESTA DESDE SETEMBRO SEM UM CENTAVO NO BOSSO E OS INRESPONSAVEIS SÓ DE BOA.
SER FILHO DE BOA VISTA É UMA CONFUSÃO,HÓ POVO QUE GOSTA DA CORRUPÇÃO, GETRO E LEANDRO SÃO DOIS GOLPISTAS SE DANDO BEM AS CUSTA DESSA TAL DEMOCRACIA ESSE DOIS SÃO DA MESMA PANELA.O PODE ESTA CENTRALIZADO NESSA FAMILIA E O POVO ESTA ALIENADO E A JUSTIÇA ESTA CONFUSA E FAZENDO CONFUSÃO NA MENTE DO POVO. ACORDA GENTE A CIDADE NÃO PODE FICAR ASSIM SÓ PELA PROMESSA DE UM EMPREGUINHO QUE PASSA MIL ANOS PRA RECEBER OU É BRINCADEIRA UM CIDADÃO ESTA DESDE SETEMBRO SEM UM CENTAVO NO BOSSO E OS INRESPONSAVEIS SÓ DE BOA.