Anunciada pela Secretaria Estadual de Agricultura e pela imprensa local, a 1ª Festa da Melancia do município de Santa Maria da Boa Vista, a 615 quilômetros do Recife, simplesmente não aconteceu. A denúncia foi feita pela deputada Terezinha Nunes, em plenário, na tarde de hoje.
A parlamentar disse ter ficado surpresa com a grandiosidade do evento, que seria realizado em parceria com a Associação Sócio-esportiva e Cultural das Áreas de Assentamento, no assentamento Catalunha, reunindo 60 produtores no último final de semana.
“Na entrevista, o Sr. Valmir Vieira, chefe da Unidade de Promoção Agropecuária da Secretaria disse que a festa aconteceria nos mesmos moldes da festa da uva, no Rio Grande do Sul, e contaria com a presença de 5 mil visitantes”, ressaltou, indignada. “Entrei em contato com a prefeitura e soube que além de a festa não ter acontecido, o local sequer está produzindo melancia, pois está faltando crédito e água para irrigação”, disse Terezinha.
A deputada adiantou que, em solidariedade ao povo de Santa Maria, iria encaminhar pedido de informações ao governo do Estado. “Quero saber quais os recursos destinados à festa, quem autorizou o patrocínio, quem preside essa Associação (que ninguém conhece no município) e se há algum documento que comprove a realização do evento, bem como a logomarca dos patrocinadores, como obrigatório”, adiantou. “Não acredito que o governador saiba do ocorrido”.
A tucana também registrou os problemas vividos pelos reassentamentos de Santa Maria, inclusive o Catalunha, que não tem abastecimento d´água, apesar de estar à beira do Rio São Francisco, sem contar com apoio nem do Governo do Estado nem da União. “De tanto descaso, o local, que tinha seis mil famílias quando nasceu, hoje está restrito a 600 famílias de quase pedintes.
Não tem sequer condições de receber os cinco mil visitantes anunciados pelos patrocinadores”, concluiu.
Estou envergonhado com tanta maracutaia, na realidade não temos no municipio um pé de melancia plantado para esse evento.
Veio verba pra esse evento ? tá onde ? chuparam ?
Você como filho de santa maria acho não conhece nem sua mãe, pra sua informação e mais da jornalista parlamentar, a festa da melancia aconteceu sim, durane três dias e com muito pra comemorar. a região de urimamã que era o maior produtor de melacia pedeu o posto para a catalunha para a tristeza de quem não tem informação e torce contra o ano de 2010 será um ano em será dobrada a produção e pra/os desenformada/os o assentamento das familias depende da área disponivel e a multiplicação de seis mil familias nessa área imagina o que daria em area de terra, não exagera no sensacionalismo… bem informados.