O São João de Pernambuco já começou em vários cantos do estado. A tradição junina é o principal norteador da festa, que levará forrozeiros e demais artistas ligados ao São João para 35 municípios do estado.
Entre eles estão Aliança, Mirandiba, Cabrobó, Camocim, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Itapetim, Moreno, Agrestina, Belém de São Francisco, Catende, São Lourenço, Saloá, Afogados da Ingazeira, Bonito, Parnamirim, Pesqueira, Salgueiro, Exu e Bezerros,. A festa somará mais de 300 apresentações, e é formada quase por 100% de artistas pernambucanos.
O modelo da festa junina no estado, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe, é construído em parceria com as prefeituras das cidades. Estas fornecem a infraestrutura, enquanto a Secult e a Fundarpe oferecem e patrocinam as atrações ligadas ao período.
O objetivo é que a grade cultural das cidades do interior fortaleça o sentido da festa junina, impedindo sua descaracterização. O apoio do governo também se estende a projetos especiais como o São João da Casa da Cultura, da Casa da Rabeca, da Mata Norte e a Caminhada do Forró.
Centenas de artistas estão envolvidos na festa. São presenças garantidas no São João de Pernambuco os artistas Novinho da Paraíba, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Flávio Leandro, Alcymar Monteiro, Gabriel Diniz, Jaiminho de Exu, Herbert Lucena, Maciel Salu, Beto Hortis, Daniel Bento, Terezinha do Acordeom, Jorge de Altinho, Luciano Magno, Nádia Maia, Irah Caldeira, Geraldinho Lins, Amazan, Danilo Pernambucano, Josildo Sá, além de grupos de forró e trios de pé de serra.