O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a primeira-dama Carla Bruni saíram na tarde de quarta-feira (24) para caminhar na praia de Itacarezinho. Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, policiais pediram para a imprensa não incomodar o casal (Foto: Dida Sampaio/AE)
Sarkozy tem rotina de ‘presidente atlético’ na Bahia
por Carlos Britto // 25 de dezembro de 2008 às 00:00
Às vésperas de completar 54 anos, no dia 29 de janeiro, o presidente francês Nicolas Sarkozy exerce no sul da Bahia a liturgia do mito do presidente atlético, bon-vivant e saudável. Desde que chegou à Bahia, já correu duas tardes na praia de Itacarezinho, em Itacaré (436 km ao Sul de Salvador).
Ele fez o primeiro cooper pouco antes do anoitecer de terça-feira (23), logo após desembarcar em Ilhéus e rumar para o Txai Resort, onde as diárias custam R$ 2,2 mil, e sua comitiva ocupa 11 bangalôs do complexo, eleito pelo The New York Times um dos 10 melhores destinos turísticos da atualidade. Os “aquecimentos” de Sarkozy duram em média 30 minutos.
O presidente corre contra a impopularidade crescente, os problemas com a crise econômica internacional e o cerco político. Na França, o porta-voz do Partido Socialista, Benoît Hamon, criticou seu governo por deixar uma “vácuo de poder” no Palácio do Eliseu – tanto Sarkozy quanto o primeiro-ministro François Fillon estão no estrangeiro (quem ocupa o cargo é a ministra do Interior, Michele Alliot-Marie). Fillon está no Cairo, Egito.
Os críticos do presidente francês aproveitam que quase todo o gabinete está fora do País para intensificar as críticas. Somente a ministra do Interior e a ministra da Saúde, Roselyne Bachelot, continuam governando.
Sarkozy e a primeira-dama Carla Bruni-Sarkozy passaram a noite de Natal na pousada, onde houve uma ceia para a família. Eles estão acompanhadas do pai de Carla, o italiano Maurizio Remmert, de quem ela não sabia da existência até 1996 (ela é fruto de uma experiência extra-conjugal de sua mãe, Marisa Tedeschi, com Remmert, mas sempre achou que o marido oficial de Marisa é que era seu pai).
Tartarugas
Hoje, a tarde de Sarkozy e da primeira-dama da França teve uma cena inusitada. No começo da tarde, uma ninhada de tartarugas marinhas quebrou seus ovos num cercado de proteção construído por biólogos e começou a se dirigir à água bem na frente do Txai Resort.
Os hóspedes do luxuoso condomínio pararam com o banho de sol e foram apreciar o espetáculo, fazendo um corredor de proteção para que as tartarugas pudessem chegar a salvo à água. Sarkozy e a mulher estavam na piscina no momento e, alertados pelos parentes, foram correndo para a praia apreciar o show das tartaruguinhas – cujo nome científico é Dermochelys coriacea, um animal ameaçado de extinção e que recebe atenção especial dos ambientalistas no Sul da Bahia.
Muitos hóspedes do resort tiravam fotos das tartarugas e ignoravam a primeira-dama e o presidente. Ela estava de chapéu, óculos escuros, um vestido indiano vinho de tecido amarrotado e ele vestia shorts e camiseta. Correram para ver o espetáculo sem se importar com os seguranças, que corriam atrás. Logo depois, voltaram para o interior do hotel. “Ele é uma pessoa simples, um exemplo para certas pessoas de nariz empinado”, disse o empresário brasiliense José Ferreira, que assistiu à corrida de tartarugas pertinho do francês.