Saúde: Confirmados 14 casos na Bahia de doença similar à dengue

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2014 às 16:32

aedesO Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde da Bahia confirmaram 14 casos de febre Chinkungunya entre 31 de agosto até esta terça-feira (23), na cidade de Feira de Santana, centro-norte baiano. Mais 307 casos suspeitos estão sendo investigados.

Foi enviada nesta quarta-feira (24) uma equipe para o município, a fim de identificar o foco da endemia conhecida por ter os mesmos sintomas da dengue: febre alta, dores pelo corpo, vômitos e diarreia acompanhada de fortes dores nas articulações. A doença é transmitida através dos mosquitos Aedes aegyptiAedes albopictus.

Os registros foram feitos em 27 localidades do município, sendo a maioria no bairro de George Américo, que apresentou 220 (72%) notificações, seguido pelo povoado Rio do Peixe (Distrito de Jaguara) com 29(9%), bairro Campo Limpo com 18(6%) e Sobradinho com 5(2%).

No Brasil mais dois casos foram confirmados no Oiapoque, estado do Amapá, região norte do Brasil. Esses são chamados casos autóctones, aqueles contraídos dentro do próprio país.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus já vinha circulando nos últimos anos pela África e pela Ásia, principalmente no subcontinente indiano. Mais recentemente, foram identificados casos na Europa. Em dezembro do ano passado, a doença chegou ao Caribe, a primeira ocorrência de surto nas Américas. Até o momento, não existia registro de nenhum caso transmitido dentro do Brasil. (Fonte: G1-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários