SDS e PCPE apresentam números de combate a assaltos e explosões em bancos e caixas eletrônicos

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2017 às 14:18

Para combater roubos e furtos a instituições financeiras em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) irá adotar medias mais duras para barrar as investidas de assaltantes que explodem caixas eletrônicos no Estado. Conforme o novo plano, a Polícia Civil tem feito a parte dela quanto à investigação, inclusive com investimentos no setor de inteligência para punir tais ações criminosas, contatos e trocas de informações com as Polícias e instituições parceiras de outros Estados .

Inicialmente foi ampliada a estrutura com uso de três helicópteros e o número de equipes direcionadas a estas investigações, passando em novembro de 2016 de três para sete, de forma a cobrir todo Estado com equipes fixas no Sertão e Agreste, onde antes não havia. De acordo com a SDS, só na primeira quinzena de janeiro de 2017 foram presos seis criminosos envolvidos em roubo a bancos.

Em 2016, no período de janeiro a dezembro, a Força-tarefa de Repressão aos Crimes de Roubo e Furto da Polícia Civil nas instituições financeiras conseguiu desarticular 15 quadrilhas, com a prisão de 110 criminosos envolvidos em três ações com maçarico, três com explosivos, sete por roubo a banco, um por assalto a carro-forte e 1 por ‘pescaria’.

No mesmo período, também foram indiciados 322 envolvidos  e encaminhados à Justiça 102 inquéritos com autoria definida. Além disso foram 101 ações com uso de explosivos, sendo contabilizados os arrombamentos a caixas eletrônicos, cofres e baterias – 68 consumados e 33 tentados. A PCPE também tem mantido reunião com os bancos para recomendar que os mesmos possam adotar uma estrutura de segurança adequada para inibir a ação das quadrilhas especializadas.

ROCROP

No âmbito da Polícia Militar, uma das ações foi a reestruturação da Radiopatrulha com o reforço no policiamento através da reativação das equipes das Rondas Ostensivas Roberto Pessoa (ROCROP), além de um reforço no policiamento com motos com emprego da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). No interior, o BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) está sendo reestruturado com policiais de elite, treinamento e armamento de grosso calibre para combater essas quadrilhas. Nesta segunda-feira (23) a PCPE estará apresentando preso envolvido em receptação e suspeito de envolvimento com roubo a banco. Enquanto a Radiopatrulha, que recentemente recebeu armamento pesado e munições, receberá  agora também viaturas e reforço no efetivo especializado para as equipes ROCROP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários