Dentro das ações da Seagri Itinerante em Juazeiro, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) assinou na tarde desa quarta-feira um termo de compromisso da proteção fitossanitária.
O objetivo visa criar um intercâmbio de informações e desenvolvimento de ações integradas de defesa vegetal para a implementação da área de proteção fitossanitária, que abrangerá toda a área do Vale do São Francisco.
Para o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Sá, o intuito é criar e tornar compatíveis as formas de participação e colaboração com entidades públicas e privadas do estado da Bahia e Pernambuco, através da conjugação de esforços entre as partes.
PROJETO FITOSANITÁRIO-O secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, também assinou uma ordem de serviço para a implementação do projeto fitossanitário do cancro-bacteriano no agronegócio da videira.
Além de monitorar e controlar a doença, o convênio define métodos de detecção sintomático e assintomático e vai gerar informações para o manejo do cancro-bacteriano, visando embasar um programa de certificação de material de videiras livre da bacteriose e verificar a distribuição da doença nas regiões do Vale do Submédio São Francisco e Vale do Sirigi.
O compromisso firmado pela Adab teve como parceiros a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), a Biofábrica Moscamed e o Ministério da Agricultura (MAPA).