A seca que assola os municípios banhados pelo Rio São Francisco no norte da Bahia está revelando sua face. O Lago de Sobradinho, o maior lago artificial da América Latina, formado após a construção da Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), hoje está com menos de 30% de sua capacidade. Com isso, povoados inundados por suas águas estão sendo redescobertos.
No município de Sento Sé, norte do estado, suas áreas urbanas foram inundadas no ano de 1974, durante o represamento das águas do Velho Chico para a formação do Lago.
No registro fotográfico, os vestígios das antigas casas do Povoado de Tombador de Baixo. Através das imagens pode ser visto o alicerce e piso das antigas residências, depois de mais de 30 anos submersas. As fotos foram feitas no último fim de semana pelo fotógrafo Odair Oliveira.
Equipe Blog, parabéns pelas matérias diárias quanto a esse assunto tão importante! E peço persistir por quantos dias se fizer necessário… Ainda ontem a situação do Rio São Francisco teve presente no Bom dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Ou seja, os três importantes jornais da maior emissora do Brasil.
Vamos cobrar!
O que os políticos de forma nacional e principalmente local estão fazendo em pro dessa que podemos considerar uma catástrofe?! Veja a quantidade de deputados estadual, federal e agora senador temos apenas em Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
Será mesmo que já colocamos esse assunto na prioridade que se merece? Ou vamos esperar secar 100% ou chegar a racionamento como em SP nos dias de hoje para agir??
O rio é de integração nacional, ok. Porém, não conheço região mais dependente que a nossa desse dessas aguas… Assim, façamos nossa parte! Que as forças politicas locais (Vereadores, Prefeitos, Dep. Estaduais, Federais, Senadores e Governadores), imprensa, comissão meio ambiente, agencias reguladoras e população em massa, e vamos agir! Vamos iniciar o que é preciso e já na instancia maior. Pois a situação clama…
Sr. FBC o senhor hoje na condição de ex ministro da integração nacional e senador eleito (Com meu voto!) e acima de tudo filho da terra, é uma das principais forças para combater essa calamidade. Assim, não perca tempo e nem economize “cartuchos”, vá a luta! Precisamos de você!
Ao Blog no qual já elogiei e parabenizei, peço também não medir esforços e se possível clamar diariamente esse assunto, assim como intimidar os demais veículos de imprensa á os somar nessa luta. Assim, como cobrar dos políticos aqui mencionados em especial FBC sua posição quanto a esse assunto.