Secretaria alerta para “abertura imediata” de descarga de fundo da Barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2020 às 17:31

Foto/arquivo reprodução

O Governo de Pernambuco está alertando o Conselho de Usuários da Barragem Senador Nilo Coelho, no município de Terra Nova, Sertão Central, para a “abertura imediata da descarga de fundo da barragem”, sob risco de rompimento. De acordo com a secretária-executiva de Recursos Hídricos do Estado, Simone Rosa da Silva, relatórios demonstraram que o reservatório apresenta nível de Perigo Global 3 (Emergência).

“Reiteramos o que foi comunicado no ofício nº 472/2019, de 26/12/2019, de que a descarga de fundo da Barragem Nilo Coelho deve ser mantida aberta até que haja novo comunicado desta Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, importando em uma maior segurança para a população de Terra Nova e Cabrobó”, ressalta a nota enviada a Marizan Rodrigues da Silva, coordenador do Conselho.

A pasta ainda justifica a medida pelo fato de que o 2º Termo Aditivo de Alocação de Água, também de 26/12 do ano passado, a barragem encontra-se em Estado Hidrológico (EH) verde, ou seja, tem volume acima do esperado para o período. “Além disso, segundo o Informe Climático para janeiro, fevereiro e março, elaborado pela Apac, são esperadas chuvas normais ou acima do normal para o Sertão”.

Segundo a secretaria-executiva, uma reunião está sendo agenda para a próxima terça-feira (14) entre a pasta, a Apac e o Conselho para mais detalhes. No entanto, caso haja o descumprimento da decisão, o Estado pode tomar as medidas cabíveis. A barragem faz parte dos reservatórios da transposição e é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Pprograma de Integração do São Francisco (PISF) enquanto as obras não forem concluídas e repassadas ao governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários