A Secretaria da Educação da Bahia inovou e vai realizar neste ano a implantação de uma nova matriz curricular para 45 cursos na oferta de Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EPI), divididos nos 11 eixos tecnológicos. Com essa opção, os novos alunos, que realizam matrícula nos dias 22 e 23 de janeiro, terão um curso com duração de três anos, totalizando uma carga de 3.600 horas. Os cursos serão diurnos, com 30 horas semanais, divididas concomitantemente entre a formação do Ensino Médio e o curso técnico de nível médio.
Para essa nova oferta serão 51.794 vagas, contemplando 142 municípios, sendo que em 40 cidades a oferta será realizada pela primeira vez neste ano letivo. Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o objetivo da reformulação visa a promover uma melhora na qualidade no ensino aprendizagem.
Outra novidade será a oferta de 2.080 vagas de 18 cursos técnicos de nível médio em 24 municípios (incluindo Juazeiro), com duração de um ano, na oferta Prosub, dentro do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design. Somente poderão concorrer às vagas os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), ou tenham, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.
Os cursos abrangem criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.
Inscrições
As inscrições para o sorteio eletrônico das vagas serão realizadas no período de 24 a 31 de janeiro, no Portal da Educação. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro e as matrículas dos selecionados entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Acesse aqui a lista completa de cursos e os locais ofertados. (foto: GOVBA/divulgação)