A atitude do vocalista da Banda Querosene Jacaré, Ortinho (foto), que se referiu com termos chulos às mulheres presentes ao show do grupo no último sábado (20 de julho), no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Agreste pernambucano, mereceu uma nota de repúdio da secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque.
Na nota, divulgada à imprensa, Cristina ressalta que a forma como Ortinho tratou o público feminino constitui-se em crime previsto em lei. Confiram:
O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria da Mulher, órgão que tem como missão precípua defender os direitos das mulheres, vem a público manifestar seu reconhecimento quanto à gravidade e à necessidade de repudiar, diante da sociedade, o episódio provocado pelo senhor Wharton Gonçalves Coelho Filho, conhecido como Ortinho, de incitar a violência sexual contra as mulheres, durante o 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), quando da apresentação da Banda Querosene Jacaré, no Palco Pop do Parque Euclides Dourado, no dia 20 de julho de 2013. A atuação pública do cantor constitui um crime previsto no Código Penal, em seu artigo 286.
É de conhecimento público, que com a instituição do Pacto pela Vida, em 2007, o Governo de Pernambuco integrou ao seu Plano de Segurança Pública ações de prevenção, proteção e punição aos crimes contra as mulheres. Dentre as ações de prevenção passou a realizar, anualmente, também, durante o FIG, campanhas de enfrentamento da violência contra as mulheres, que contaram com a adesão de artistas que se apresentavam nos diferentes palcos do festival, a exemplo de Nando Cordel.
Por fim, reiteramos a compreensão do Governo de Pernambuco de que o ambiente de produção e difusão da cultura é fundamental para criação e reprodução de valores democráticos, não sendo tolerável, sob qualquer pretexto, manifestações que representem discriminação, preconceito, desvalorização ou qualquer outro tipo de violência contra as mulheres.
Recife, 30 de julho de 2013
Cristina Buarque/Secretária da Mulher de Pernambuco
O tratamento inadequado do vocalista com as mulheres não é de responsabilidade só dele, e sim de quem organizou esse festival e escolheu uma banda “medíocre” de rock, barulhenta, com nenhum conteúdo cultural! Quem tiver a curiosidade de ver videos dessa banda na internet vera que não há nenhum atrativo cultural ou musical, a não ser para os amantes do “rock barulho” e da “loucura” que acontece em shows como esse.
VAI PROCURAR O QUE FAZER MARIA HELENA, TANTA COISA PRA SE FAZER E VC FICA PROCURANDO PICUINHA PARA APARECER…