Proprietários de imóveis rurais do município de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, têm até esta quinta-feira (15) para realizarem o cadastramento no Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR). Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Agricultura munidos do CCIR antigo, referente aos anos de 2010 a 2014. Aqueles que ainda não possuem podem levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
De acordo com a assessoria da prefeitura, após essa data o procedimento só poderá ser feito pela internet, no site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Esse cadastramento antes era realizado de três em três anos, mas agora passa a ser de cinco em cinco anos.
“Este certificado individual garante ao agricultor maiores possibilidades frente a empréstimos junto aos bancos e venda de terras, assim como a regularização dos dados perante o Governo Federal”, disse o secretário de Agricultura do município, Olavo Marques.
É importante lembrar que para validar o Certificado é exigido o pagamento da taxa no valor aproximado de R$ 23, que deve ser efetuado nos bancos indicados. O não cumprimento do cadastro poderá deixar o proprietário rural em situações problemáticas na hora de comprar ou vender terras, pois o CCIR é exigido regulamentado e atualizado.