Os estabelecimentos de ensino da rede municipal de Petrolina terão garantidos R$ 1.030.476,03 para serviços estruturais. Esse valor foi repassado pela Secretaria de Educação ao Fundo de Desenvolvimento e Autonomia Financeira das Escolas (Fundafe), referente a primeira e segunda parcelas – além de dotações extras.
O dinheiro é destinado à manutenção, reparos e conservação da infraestrutura das escolas, mas poderá ser utilizado também para a compra de material de consumo e de bens permanentes. Todas, no entanto, devem ser aprovadas pelo Conselho Escolar.
“Esses recursos podem ser utilizados em todos os pequenos serviços que o próprio diretor da escola pode resolver. Ele mesmo faz a cotação e contrata o serviço que for necessário: mão de obra de um pedreiro ou comprar lâmpadas, por exemplo. Isso é o que ajuda a maioria das escolas durante o ano a ter a condição de funcionamento“, detalha Rosane Costa, tutora de Gestão Educacional.
Até o final do ano, mais R$ 996.288,97 mil serão enviados às escolas referentes à terceira parcela do fundo. “Estamos priorizando a liberação dos valores do Fundafe, pois sabemos que essa autonomia dos gestores é muito importante para o andamento da rotina das escolas. Economizamos em outros setores supérfluos, a exemplo de grandes festividades, para que tivéssemos mais recursos para enviar às unidades“, comenta a secretaria de Educação, Maéve Melo. As informações são da assessoria da PMP. (Foto/divulgação)