A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o primeiro caso de febre chikungunya em Petrolina.
Segundo informações repassadas pelo WhatsApp do Blog, o paciente é uma mulher (de identidade não revelada). Ela mora no C-1 do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho e esteve recentemente na cidade de Feira de Santana (BA), onde as autoridades de saúde declararam uma epidemia da doença com 800 casos confirmados.
A coleta do material foi feita no último dia 7 e, na sexta-feira (14), a equipe da SMSA confirmou que ela tinha contraído a chikungunya. Um outro caso notificado no bairro João de Deus, zona oeste da cidade, ainda não foi confirmado.
A secretaria ressalta que seus profissionais estão preparados para lidar com a doença, mas adverte à população para que também faça sua parte. Como o mosquito transmissor da chikungunya é o mesmo da dengue – o Aedes Aegypti –, é necessário evitar água acumulada e manter os reservatórios tampados.
A Chikungunya é mais fácil de pegar que a dengue. Se uma pessoa doente for picada pelo Aedes Aegypti, esse fica contaminado e passa para os outros integrantes da casa.
A prevenção é: combater a proliferação do mosquito e o doente e seus familiares usarem repelentes. Sim, o doente, para que ele não transmita para os outros.
Com essa chuva??? Vai ter água parada em todo canto.