A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) está alertando a população quanto a um vídeo divulgado pela médica e secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, a qual orienta equivocadamente sobre o processo de imunização contra a Covid-19. No vídeo diz que “quem teve Covid só deve tomar uma dose da vacina. Eu tenho visto pessoas que já tiveram Covid tomando as duas doses. Fica o alerta, que é uma recomendação, que quando as vacinas chegam pra nós, com uma orientação por escrito, como se fosse bulas das caixinhas. E a recomendação da Sesab, e acredito que seja uma orientação federal, é que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Toma uma dose da vacina, não toma duas”, afirma a secretária, em entrevista ao jornalista Fernando Beteti.
A pasta estadual, no entanto, contesta as declarações de Raissa. Segundo a Sesab, todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para Covid-19 devem ser imunizados com as duas doses da vacina, sendo a primeira após 30 dias a partir do início dos sintomas da doença ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual.
“A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses”, reforça a Sesab.
Falácia, qual o tempo duradouro da vacina? E do sistema imunológico da pessoa que já teve? Qual o artigo científico ou pesquisa estão se baseando? Logo são apenas falácia.
Por que você mesmo não pesquisa, já que está questionando? Ao acusador cabe o ônus da prova.