A secretária de Saúde de Dormentes (PE), Maria do Rosário Macedo Coelho, a ‘Rosarinho’, reforça os argumentos dos seus colegas de pasta sobre a implantação da Unidade de Pronto-Atendimento Especialidades (UPAe), que será inaugurada na próxima segunda-feira (29) pelo governador Eduardo Campos.
Numa nota enviada ao Blog por sua assessoria, Rosarinho acredita que equipamento deve suprir as necessidades dos municípios de abrangência da 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), os quais encontravam até agora grandes dificuldades em ter acesso a atendimentos de média complexidade. Confiram:
Diferente de Petrolina, a secretária de Saúde de Dormentes vê na UPAe a esperança de seus munícipes em ter acesso aos atendimentos de especialidades. Todos sabemos da dificuldade que é levar especialista para os municípios do interior, e é necessário que os municípios estejam unidos em uma pactuação, em que o maior beneficiado será sempre o usuário do SUS.
Entendemos que devemos também arcar com nossa parcela de responsabilidade, onde o município de Dormentes também entrará com sua contrapartida. Acreditamos que haverá por parte do estado o comprometimento de manter os atendimentos pactuados, garantindo assim o espaço dos municípios da 8ª Regional.
A que ponto chega a incompetência de uma secretaria de saúde de uma cidade, em colocar a solução de seus problemas, nas costa de outra cidade, secretaria procurer resolver os problemas de sua cidade, fica fácil assim, não é so de agora que Dormentes e muitas outras cidades,que se apoiam em Petrolina muito antes desta upa, que puxar o saco do governador puxe, mais não ataque quem tante lhe ajuda secretaria, Petrolina dar apoio em varias outras coisas a Dormentes e tantas outras cidades, agora fica igual a gato, comendo e reclamando da camida, o maior feito de secretaria como essa, é comprar ambulância pra jogar pra os outros resolvererm, assim todo mundo quer ser secretaria.
Logo se vê que o amigo comentarista não entende muito sobre o funcionamento dos sistemas de saúde pública. A UPA-E não foi feita para Petrolina, apenas. Trata-se de uma unidade de atendimento regional, assim como é por exemplo o Hospital Regional de Juazeiro que tantas pessoas de Petrolina tem atendido. A UPA-E atenderá Petrolina, Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande e outros municípios. E cada município pagará ao Governo do Estado por isso. Chama-se pactuação sr. Alberto Roberto. Na verdade a secretária mostra muita competência e agilidade em aderir a um equipamento moderno e que atenderá tão bem a comunidade de Dormentes.