Começou nesta segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta. O público-alvo são crianças menores de cinco anos. Mas diferente dos anos anteriores, a campanha também beneficiará crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos, faixa que tem mais resistência de ir aos postos de saúde, apesar de existirem vacinas que devem ser aplicadas nessa faixa etária.
O Dia D de mobilização nacional está marcado para sábado (24), quando os postos estarão abertos para atender aos que tiverem dificuldades de comparecer em horário comercial. A campanha segue até dia 30 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.
Em Juazeiro (BA), o diretor de Vigilância e Promoção a Saúde, Klynger Farias, destacou a importância da atualização da caderneta de vacinação. “Precisamos que os pais fiquem atentos ao nosso calendário e vacinem seus filhos. São mais de 10 imunizações ofertadas na campanha. Vamos deixar nossas crianças e adolescentes imunizadas”, reforçou.
Vacinas
As vacinas são as seguintes: para menores de 5 anos a BCG, pentavalente, VIP e VOP (poliomielite), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral e DTP (difteria, tétano e coqueluche); já para crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15, a tríplice viral, DT (difteria e tétano) e HPV. (fonte: Ascom Secsau PMJ/foto divulgação)